GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioBrasilSociedadeAmazonas escolhe novos membros do Conselho Tutelar

Amazonas escolhe novos membros do Conselho Tutelar

Manaus (AM) – As votações para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) encerraram às 17h deste domingo (01). Com mais de 148 pontos de votação espalhados na capital e interior, as eleições tiveram público variado. Ao todo, 121 candidatos disputaram as 50 vagas disponíveis para os próximos quatro anos.

Como a votação não é obrigatória, a movimentação nas maioria das escolas foi muito tranquila; sem necessidade de filas ou espera. Na escola estadual Dom Pedro II, localizada no Centro da cidade, zona Sul de Manaus, foi possível notar, inclusive, que os votantes eram, em sua maioria, pessoas idosas.

Já na escola estadual Estelita Tapajós, ainda na zona Sul de Manaus, foi possível perceber o contrário: grande fluxo de pessoas jovens votando e filas em todas as salas. Apesar de ter que enfrentar fila, a industriaria Cilene dos Santos, 32, disse que fez questão de sair de casa para exercer seu direito de voto.

” Pra mim é muito importante essa eleição, pra que a comunidade venha focar mais nos candidatos capacitados, e venha ter uma representatividade com capacidade, de fato, em representar as causas das crianças e adolescentes”, disse.

Na zona Leste de Manaus, também houve bastante movimentação na escola municipal Antonieta Borges de Sá e Wander Rubem de Jesus, 60, operador de empilhadeira, está confiante. Ele almeja que o trabalho do Conselho Tutelar melhore com os novos conselheiros atuando.

“É um trabalho muito importante, embora, às vezes demore um pouco devido às burocracias, mas a gente tem respostas e eu acredito que com essa nova gestão a tendência é melhorar, porque houve uma seleção. Agora, parece que está bem mais sério e rigoroso para ser conselheiro, então com essa seleção de pessoas mais preparadas eu acredito que vai ser bem melhor”, comentou.

Na escola estadual Aldeia do Conhecimento, zona Norte de Manaus, também foi possível notar um público mais jovem exercendo o direito de votação. Para Coroline Souza, 38, bacharel em direito, é importante não somente votar, mas também buscar conhecer o trabalho do Conselho Tutelar.

“Eu acho importante fazer parte desse momento de escolha, porque o conselheiro tutelar está aqui pra fazer valer e defender os direitos da criança. Então, muita gente ainda não conhece o trabalho do Conselho Tutelar, que vai muito além da criança e do adolescente, alcança famílias inteiras”, ressaltou.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são atribuições do Conselho Tutelar e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

Todos os cidadãos maiores de 16 anos, que tenham título de eleitor podem votar nas eleições para o Conselho Tutelar. A perspectiva é de que os novos conselheiros tutelares de Manaus tenham seus nomes divulgados apenas na manhã desta segunda-feira (2).

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Câmara nega ilegalidade e pede que Dino revogue bloqueio de emendas

(Folhapress) – A Advocacia da Câmara dos Deputados pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta sexta-feira (27) o pagamento das emendas parlamentares bloqueadas, disse que as...

Amém, Axé, Saravá: o significado do Natal para diferentes religiões no Brasil

Por Amanda Prado É Natal, uma das principais datas comemorativas do calendário ocidental, período marcado por celebrações entre os dias 24 e 25 de dezembro. Na cultura...

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da...

Vítima de trabalho análogo à escravidão, mulher é resgatada em Minas

Mais uma vítima de trabalho análogo à escravidão praticado em uma residência foi resgatada, desta vez no município de Além Paraíba (MG), a cerca...
spot_imgspot_img