GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
37.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioclimaApesar dos temporais dos últimos dias, inverno amazônico deve demorar a chegar...

Apesar dos temporais dos últimos dias, inverno amazônico deve demorar a chegar por conta do El Nino

Manaus amanhece pelo terceiro dia consecutivo com pancadas de chuvas nesta segunda-feira (16). Segundo especialistas e órgãos de controle o acumulado esperado para Manaus no mês de outubro é de 113,9 mm. Entretanto, efeitos climáticos apontam que inverno amazônico deve demorar para chegar.

De acordo com o meteorologista Leonardo Vergasta, doutor em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônias (Inpa), até agora o acumulado de chuva em Manaus está bem abaixo do esperado.

“Até o presente momento acumulado de chuva sobre a capital se encontra bem abaixo do esperado para este mês. Contudo os modelos numéricos de tempo mostram que o mês de outubro as chuvas irão ficar abaixo da média climatológica sobre a capital”, pontua Vergasta.

Questionado se estas chuvas que caem em Manaus influenciam na descida do rio Negro, o meteorologista explica que as chuvas só vão influenciar quando caírem sobre as “cabeceiras” no centro-oeste do estado do Amazonas, na região do alto Solimões, no Peru e Colômbia.

“Existe um consenso entre os modelos climáticos para os meses de outubro e novembro de que a precipitação na maior parte do estado do Amazonas deverá ficar abaixo da média climatológica, com déficits de chuva variando de 10 a 70 mm/mês. As áreas mais afetadas por esses déficits serão principalmente as regiões centro-leste e sudeste do estado. No entanto, em dezembro, são esperadas anomalias positivas de precipitação (50 mm/mês) no centro-oeste do estado do Amazonas, na região do alto Solimões, bem como nos afluentes do rio Solimões no Peru e na Colômbia”, explicou o meteorologista.

Inverno amazônico atrasado

Leonardo Vergasta ressalta ainda que estas chuvas não implicam em dizer que o inverno amazônico já está se aproximando. Segundo o pesquisador, o fenômeno El Niño que deve durar até julho de 2024 e o aquecimento do oceano Atlântico são os responsáveis por atrasar o período de chuvas no Amazonas, conhecido como “inverno amazônico”.

“Essas chuvas não são um indicativo do início do período chuvoso na região. Pois, em decorrência da continuidade do fenômeno climático El Niño até julho de 2024 e do aquecimento anômalo do oceano atlântico norte, o período chuvoso na região iniciará atrasado, com chuvas abaixo da média climatológica e más distribuídas ao longo da região”, destacou o pesquisador.

Previsão de chuvas

Segundo Vergasta, há uma previsão de mais chuvas em Manaus ao longo desta semana. Mas, as chuvas serão em formas de “pancadas” e serão causadas por “nuvens convectivas”. Ou seja, nuvens formadas pelo ar bastante úmido que chega a altas temperaturas.

“Ainda temos previsão de mais chuvas ao longo desta semana em forma de pancadas, acompanhadas por rajadas de vento e trovoadas em decorrência da atuação do fenômeno intra-sazonal oscilação Madden e Julian que está atuando sobre a região, favorecendo a formação de nuvens convectivas. Essas pancadas de chuvas devem se concentrar a oeste do estado do Amazonas (Alto Solimões) ao leste do estado (Baixo Amazonas)”, detalhou o meteorologista.
- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

R6 NEWS

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...

Amazonas inicia operação para rastrear e recuperar celulares roubados

Após o anuário de segurança pública apontar a cidade de Manaus como a que mais registra roubos e furtos de celulares no país por...

Átomos fluem sem resistência pela borda de um material

Estado de borda Normalmente, os elétrons movem-se através dos metais em qualquer direção. Quando encontram um obstáculo, essas partículas carregadas sofrem atrito, colidem e, por...

Vórtice polar acima da Antártida muda repentinamente de forma e preocupa cientistas

O fenômeno foi causado por um enfraquecimento dos ventos que compõem o vórtice. Os aquecimentos estratosféricos acontecem regularmente.Mas os recentes eventos sobre o Polo...
spot_imgspot_img