Manaus amanhece pelo terceiro dia consecutivo com pancadas de chuvas nesta segunda-feira (16). Segundo especialistas e órgãos de controle o acumulado esperado para Manaus no mês de outubro é de 113,9 mm. Entretanto, efeitos climáticos apontam que inverno amazônico deve demorar para chegar.
De acordo com o meteorologista Leonardo Vergasta, doutor em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônias (Inpa), até agora o acumulado de chuva em Manaus está bem abaixo do esperado.
“Até o presente momento acumulado de chuva sobre a capital se encontra bem abaixo do esperado para este mês. Contudo os modelos numéricos de tempo mostram que o mês de outubro as chuvas irão ficar abaixo da média climatológica sobre a capital”, pontua Vergasta.
Questionado se estas chuvas que caem em Manaus influenciam na descida do rio Negro, o meteorologista explica que as chuvas só vão influenciar quando caírem sobre as “cabeceiras” no centro-oeste do estado do Amazonas, na região do alto Solimões, no Peru e Colômbia.
Inverno amazônico atrasado
Leonardo Vergasta ressalta ainda que estas chuvas não implicam em dizer que o inverno amazônico já está se aproximando. Segundo o pesquisador, o fenômeno El Niño que deve durar até julho de 2024 e o aquecimento do oceano Atlântico são os responsáveis por atrasar o período de chuvas no Amazonas, conhecido como “inverno amazônico”.
Previsão de chuvas
Segundo Vergasta, há uma previsão de mais chuvas em Manaus ao longo desta semana. Mas, as chuvas serão em formas de “pancadas” e serão causadas por “nuvens convectivas”. Ou seja, nuvens formadas pelo ar bastante úmido que chega a altas temperaturas.