Após atingir uma seca histórica, o Rio Negro começou o processo de cheia em Manaus. A informação é do Serviço Geológico do Brasil (SGB), antigo CPRM.
A instituição confirmou ao portal que o processo de cheia do Rio Negro começou na sexta-feira (24), quando a cota ficou em 13,65 metros.
Após oscilar entre subidas e descidas, o Rio Negro atingiu a estabilidade no dia 17 de novembro, quando marcou 12,96 metros.
Desde então, as águas estão subindo de forma contínua. Na segunda-feira (27), o Rio Negro voltou a ficar acima dos 14 metros e, nesta terça-feira (28), registra uma cota de 14,25 metros.
“Na última semana, o rio Negro apresentou pequenas descidas em São Gabriel da Cachoeira, mas manteve as subidas em Tapuruquara [Santa Isabel do Rio Negro] e Barcelos. Em Manaus registrou o inicio do processo cheia do rio Negro”, informou o SGB.
Seca história
O Rio Negro atingiu uma seca histórica no dia 16 de outubro de 2023, ao atingir 13,59 metros. As águas continuaram baixando até que, pela primeira vez em 121 anos, ficaram abaixo dos 13 metros.
Com seca histórica, no Centro e na Zona Oeste de Manaus, o Rio Negro se afastou da cidade.
Na Zona Leste, dois lagos secaram totalmente.
A navegação chegou a ser afetada desde setembro. Com a subida do rio, os navios retomaram a rota na semana passada.