ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A brasileira Kira Salim foi uma das 11 pessoas mortas em um atropelamento durante um festival de rua em Vancouver, no Canadá, no domingo (27). Kira, uma musicista de 34 anos, morava há quase três anos no Canadá. No país, atuava desde 2024 como conselheira escolar na Fraser River Middle School, na cidade de New Westminster.
Kira foi vítima do atropelamento em massa que ocorreu no sábado (26) em Vancouver durante as comemorações do Dia de Lapu-Lapu, um evento cultural filipino que homenageia o chefe indígena Lapu-Lapu. O motorista foi detido pelas autoridades e sua identidade ainda não foi divulgada.
De acordo com familiares, Kira e o marido chegaram ao Canadá em 2022 marido. Nascida no Rio de Janeiro, ela se formou musicista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em 2015 e fez mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e Educação na Universidad Europea del Atlántico Universidad Europea del Atlántico, na Espanha.
No Canadá, obteve o registro de conselheira clínica pela Associação de Conselheiros Clínicos da Colúmbia Britânica (BCACC) e trabalhou como professora de música de ensino médio, onde ensinou banda, coro e música geral.
Ambulância faz resgate de pessoas atropeladas em dia de comemorações filipinas. (Foto: Foto: Jennifer Gauthier/Reuters)
Atropelador agiu sozinho, diz polícia de Vancouver
Além dos 11 mortos, mais de 20 pessoas ficaram feridas no atropelamento. O homem preso suspeito do atropelamento agiu sozinho, segundo o chefe interino da polícia de Vancouver, Steve Rai. O motorista foi identificado como Kai-Ji Adam Lo, de 30 anos. Ele foi indiciado por homicídio. A polícia de Vancouver não enxerga o incidente como um ato de terrorismo.
Nas redes sociais, o consulado das Filipinas em Vancouver afirmou que expressa uma “grande preocupação e simpatias” às vítimas do incidente”. “Conforme esperamos por mais informações, rezamos para que nossas comunidades permaneçam fortes e resilientes, imbuídos com o espírito de ‘bayanihan’ [palavra que representa o espírito de cooperação, união e ajuda mútua dentro da comunidade] durante esse período difícil”, manifestou o consulado.
O primeiro-ministro do Canadá, o liberal Mark Carney, disse nas redes sociais: “Estou devastado por saber dos acontecimentos horríveis no festival Lapu Lapu, em Vancouver. Estamos todos de luto.”
Fonte: ICL Notícias