GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioNotícias do BrasilCâmara acumula mais de mil pedidos de urgência não pautados além do...

Câmara acumula mais de mil pedidos de urgência não pautados além do projeto de anistia


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A Câmara dos Deputados acumula mais de mil “projetos de urgência” que não foram pautados para além do projeto que prevê a urgência para a anistia aos golpistas do 8 de Janeiro, protocolado nesta segunda-feira (14). O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é quem decide se o projeto será colocado na ordem do dia ou não.

De acordo com o regimento interno da Câmara, o número de assinaturas (ao menos 257 são necessárias) não torna obrigatório levar o texto à votação. Se a Casa aprovar a urgência, a matéria tramitará com mais velocidade, sem precisar passar por comissões temáticas.

O número de processos na fila da urgência foi lembrado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), que disse que o protocolo do requerimento de urgência não garante a tramitação do PL da Anistia.

Já o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), com boa relação com o presidente da Casa, acredita que Hugo Motta não levará a urgência ao plenário. “Desde que ele assumiu, só tem pautado em urgência projetos de consenso entre os líderes”.

Anistia

Presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é quem decide se o projeto será colocado na ordem do dia ou não.

Juristas afirmam que PL da Anistia privilegia patrocinadores do golpe

O Projeto de Lei nº 2.858/2022, de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), é alvo de duras críticas por parte de juristas e advogados criminalistas, que veem na proposta uma tentativa de proteger os líderes e financiadores dos atos golpistas ocorridos após as eleições de 2022. O projeto concede anistia ampla a pessoas que participaram de manifestações entre 30 de outubro daquele ano e a data de entrada em vigor da eventual lei.

O texto prevê o perdão judicial para crimes políticos, eleitorais e quaisquer outros praticados por motivação política. A redação inclui não apenas participantes diretos, mas também organizadores, financiadores e pessoas que apoiaram os atos por meio de falas ou publicações em redes sociais.

Multas e restrições de direitos aplicadas por decisões judiciais também seriam anuladas. Estão excluídos da anistia apenas crimes contra a vida, a integridade física, sequestro e cárcere privado.

Em matéria do jornalista Cleber Lourenço, no ICL Notícias, juristas rebateram as argumentações dos bolsonaristas.



Fonte: ICL Notícias

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

BBB25: João Pedro, Renata e Vitória Strada defendem vaga na grande final

Após mais de 12 horas de dinâmica, Guilherme venceu a Prova do Finalista e conquistou a primeira vaga no Top 3 do BBB...

Luciana Gimenez recupera foto antiga de Mick Jagger e filho

A apresentadora Luciana Gimenez, 55, resgatou uma foto do filho com Mick Jagger, 81. A artista e o astro do The...
spot_imgspot_img
×

Olá, venha fazer parte do grupo mais informativo de Manaus.

Entrar no Grupo