GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioPOLICIACaso Débora: família pede justiça durante audiência de instrução em Manaus

Caso Débora: família pede justiça durante audiência de instrução em Manaus

Começou na manhã desta terça-feira (7), a audiência de instrução do Caso Débora. Familiares e amigos se reuniram em frente ao Fórum Henoch Reis para acompanhar o início do processo. Eles pedem justiça.

Débora da Silva Alves, de 18 anos, estava grávida de oito meses, quando foi encontrada morta na manhã do dia 3 de agosto, em uma área de mata localizada no Mauazinho, Zona Leste de Manaus.

O pai do bebê, Gil Romero Machado Batista, é suspeito de cometer o crime. Ele afirmou à polícia que retirou o bebê da barriga da mãe, já morta, e jogou o corpo no rio.

Na frente do fórum, uma equipe do portal R6  conversou com a tia de Débora, a dona de casa Rita de Cássia. Emocionada, ela afirmou que a dor é grande, mas acredita no poder judiciário.

“Estamos aqui com nossa família e nossos cartazes para dar o nosso nosso apoio e esperamos que a justiça seja feita. É um sentimento de dor, muita dor. A dor da perda, a forma com que a minha sobrinha foi assassinada, a forma como foi feito, a crueldade, e a barbárie com o bebê dela. Então, tudo isso gera uma revolta, uma indignação, uma dor muito grande”, disse a tia de Débora.

 

Rita de Cássia (direita) junto com os familiares e amigos de Débora da Silva Alves — Foto: Carolina França/ Rede Amazônica

Rita de Cássia (direita) junto com os familiares e amigos de Débora da Silva Alves — Foto: Portal R6 News

Audiência de instrução

 

Conforme a Lei nº 11.719, de 2008, no primeiro momento, a audiência de instrução segue os seguintes ritos:

  • tomada de declarações do ofendido
  • a inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art. 222 deste Código
  • esclarecimentos dos peritos;
  • acareações
  • reconhecimento de pessoas e coisas;
  • por último, interrogatório do acusado.

 

De acordo com o Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), a audiência acontece nesta ordem. No entanto, as etapas são divididas em dias.

Gil Romero Machado Batista e Debora da Silva Alves — Foto: Reprodução

Gil Romero Machado Batista e Debora da Silva Alves — Foto: Reprodução

O crime

 

Débora da Silva Alves, de 18 anos, estava grávida de oito meses, e foi encontrada morta na manhã do dia 3 de agosto, em uma área de mata localizada no Mauazinho, Zona Leste de Manaus.

A mulher foi queimada e teve os pés cortados. A jovem também tinha um pano no pescoço o que, segundo a polícia, indica que ela foi asfixiada.

De acordo com o delegado Ricardo Cunha, a vítima desapareceu no dia 29 de julho deste ano, quando saiu de casa para encontrar o suspeito, que lhe entregaria dinheiro para comprar o berço da criança.

O corpo dela foi encontrado no dia 3 de agosto, depois que a polícia prendeu José Nilson, suspeito de participação no crime. O homem era colega de trabalho de Gil Romero.

Após as investigações apontarem a participação de Gil Romero, o homem foi considerado foragido. As polícias Civil do Amazonas e Pará identificaram que ele estava escondido, no Pará, e montaram uma operação.

O suspeito foi preso na noite do dia 8 de agosto, em Curuá, no Pará. Na tarde do dia seguinte, 9 de agosto, o suspeito foi transferido para Manaus, e prestou depoimento, pela primeira vez, sobre o crime.

Inicialmente, Gil Romero disse que o bebê foi queimado junto com a mãe, ainda na barriga. No segundo depoimento, ele disse que retirou a criança da barriga da mãe, já morta, e jogou o corpo no rio.

Na sexta-feira da semana, 3 de novembro, a família decidiu retornar à área onde o corpo de Débora foi encontrado. Após fazer buscas, os familiares encontraram uma ossada que acreditam ser do bebê.

O material foi enviado para perícia no Instituto Médico Legal (IML).

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Defensoria faz inspeção no 28 de agosto, João Lúcio e Platão Araújo

Os Defensores Arlindo Gonçalves, Eduardo Dias e Carlos Almeida Filho estiveram, na tarde desse domingo, realizando uma série de visitas a hospitais da capital...

OVNIs? Drones? Saiba o que podem ser os objetos no céu dos EUA

Moradores de Nova Jersey, nos Estados Unidos, relataram terem visto objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando diferentes regiões do estado. Nos últimos dias, a...

Grave Acidente na Rodovia AM-010 Deixa Mortos e Feridos

Nesta sexta-feira (20), um trágico acidente envolvendo um ônibus de turismo e uma carreta resultou em várias mortes e feridos na rodovia AM-010, no...

Brasil Digital divulga municípios que vão ampliar rede pública

Um edital elaborado em parceria pela Empresa Brasil Comunicação (EBC), Ministério das Comunicações e Câmara dos Deputados vai garantir a ampliação do alcance da oferta do serviço de...
spot_imgspot_img