Como previam os especialistas, uma grande nuvem de chuva passou pelo Amazonas durante a tarde desse sábado, madrugada deste domingo (26) e também o início da manhã. Segundo a Defesa Civil do município, três ocorrências foram registradas ontem e somente uma hoje. Manaus segue com o status de mobilização, quando há risco de haver ocorrências de alto impacto na cidade.
As ocorrências registradas nesse sábado foram duas ocorrências de risco de desabamento e uma de tombamento, no bairro Cidade Nova. Já o registro desse domingo, foi entupimento de bueiro. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi emitido um alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas até às 12h de hoje, com, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
A previsão bate com o registro da Defesa Civil do Estado, que apontou o bairro de Mamoud Amed, no município de Itacoatiara como o mais atingido pela chuva no Estado, que teve como média 46mm nas últimas 24 horas, seguido do bairro Colônia do mesmo município, com 43mm e Santa Luzia, na zona Sul de Manaus, com 37 mm.
Seguindo no âmbito da capital, o segundo bairro mais atingido pela chuva nas últimas 24h foi Santa Etelvina, na zona Norte, com 28 mm, seguido de Bairro da União, zona Centro-Sul, com 23mm e Mauazinho, na zona Leste, com 21 mm. A chuva também ajudou na melhora da qualidade do ar da cidade, que estava, mais uma vez, cercada por fumaça oriunda de queimadas florestais.
Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar em Manaus está de boa a moderada, sendo a maior parte da melhor qualidade do ar, nas áreas próximas às margens do Rio Negro e moderada nos bairros mais afatados.
(Foto: SELVA)