O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo reagiu à fala do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, sobre a polícia “prender mal”, em conversa com a CNN.
Lewandowski disse em uma palestra na semana passada que “a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”. O coronel Cássio Araújo de Freitas, que também preside o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, afirmou que a fala do ministro foi “infeliz” e que o “prende e solta” não é indicador de qualidade nem da polícia nem da Justiça, é reflexo da legislação.
“Os policiais prendem e a Justiça atua em cima da legislação. O problema é que a legislação é porosa e criou um desequilíbrio grande entre o cidadão e a criminalidade. Pouquíssima gente cumpre pena hoje em dia no Brasil. E isso trata de legislação, não é nem a polícia nem o judiciário”, afirmou à CNN.
O Comandante defendeu os esforços por revisões na legislação, como a PEC da Segurança Pública, e afirmou que trabalha bem com o ministro Ricardo Lewandowski.
Ainda em conversa com a CNN, o coronel Cássio citou o exemplo do “Nanotráfico“, modalidade de distribuição de drogas que aproveita brechas na legislação sobre o tráfico e tem dado mais trabalho aos policiais.
Fonte: CNN Brasil