GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioNotícias do BrasilEstudo aponta que vacina contra covid reduz risco cardiovascular em pacientes com...

Estudo aponta que vacina contra covid reduz risco cardiovascular em pacientes com câncer


Um estudo publicado na revista científica The Lancet Regional Health apontou que pacientes com câncer vacinados contra a covid-19 aparentam ter menor risco para condições cardiovasculares como tromboses e infarto. A redução do risco chegou até 34%.

O artigo avaliou dados de 2.729 pacientes com diagnóstico para diferentes tipos de cânceres nos Estados Unidos, México e Canadá. Deles, 1.347 tomaram pelo menos duas doses de vacina contra a covid-19, enquanto que o resto não tomou. Todos já foram infectados pelo Sars-CoV-2, vírus que causa a covid-19.

A pesquisa investigou se existia uma associação entre a vacinação e problemas cardiovasculares. As complicações foram divididas em dois grupos: a primeira incluía arritmias, infarto e insuficiências cardíacas e a segunda envolvia eventos cardiovasculares como AVC (Acidente Vascular Cerebral), embolia pulmonar e tromboses.

Os pesquisadores observaram que os imunizados apresentaram menor prevalência de problemas cardíacos. O grupo de pacientes com câncer vacinados teve um risco 34% menor para complicações como arritmias, infarto e insuficiências cardíacas. No casos de AVC, embolia pulmonar e tromboses, a redução foi de 24%.

Estudo traz conclusões inéditas

Essas conclusões encontradas no estudo são inéditas. Antes da pesquisa, os cientistas realizaram uma busca a fim de identificar se existiam pesquisas voltadas para entender a relação da imunização com complicações cardiovasculares em pessoas com câncer. O resultado foi que não havia nenhum artigo desse tipo.

estudo

Redução do risco chegou até 34%.

O estudo não deixa claro o motivo de as vacinas reduzirem o risco de condições cardiovasculares. Uma das hipóteses para explicar isso é que, por si só, a infecção do Sars-CoV-2 aumenta as chances de complicações cardiovasculares. Isso porque a imunização já diminui consideravelmente a evolução da covid-19 para quadros graves.

“Nossos resultados têm implicações importantes para recomendações de vacinação na população oncológica”, concluíram os pesquisadores no artigo.



Fonte: ICL Notícias

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

spot_imgspot_img
×

Olá, venha fazer parte do grupo mais informativo de Manaus.

Entrar no Grupo