A Fundação Ethereum, responsável pelo desenvolvimento do Ethereum (ETH), realizou dois comunicados importantes nesta segunda-feira (28). O primeiro envolve o pronunciamento de seus novos líderes, já o segundo aponta os próximos passos do projeto.
Ainda em fevereiro, Aya Miyaguchi abandonou o cargo de diretora da Fundação após ser criticada pela comunidade. No entanto, agora atua como presidente da Fundação.
Agora o cargo será compartilhado por duas pessoas, Hsiao-Wei Wang e Tomasz Stańczak. O momento foi classificado como transitório e oportuno.
“É importante ressaltar que a Fundação Ethereum não é uma carruagem com duas cabeças puxando para direções diferentes.”
“Nossa relação é baseada em respeito mútuo, confiança e valores compartilhados”, aponta o texto escrito pela dupla. “Colaboramos de forma próxima, nos desafiamos de maneira construtiva e, no fim, avançamos como um time unido com objetivos em comum.”
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Para os próximos doze meses, a nova liderança prometeu foco em escalar tanto a rede principal quanto os blobs (usados principalmente por soluções de segunda-camada), bem como melhoras na experiência do usuário, incluindo interoperabilidade entre soluções de segunda camada e a camada de aplicações.
A nota surge uma semana após Charles Hoskinson, co-fundador do Ethereum, afirmar que o projeto tem três grandes problemas e não sobreviverá por mais de 15 anos.
Fundação Ethereum revela próximos passos para o ETH
Na segunda postagem, a Fundação Ethereum foi mais profunda em seu texto.
Os desenvolvedores falam sobre a visão e os princípios do Ethereum, incluindo adaptação evolutiva, complexidade reflexiva, empoderamento da comunidade, pensamento de longo prazo e outros pontos.
“Objetivo: Maximizar o número de pessoas que (direta ou indiretamente) usam o Ethereum, de forma que elas se beneficiem dos valores fundamentais do Ethereum.”
Dentre os exemplos está o acesso financeiro através de ativos tokenizados no Ethereum e de projetos de DeFi. Outras áreas citadas foram DAOs, redes sociais e IAs descentralizadas.
“Objetivo: Maximizar a resiliência da infraestrutura técnica e social do Ethereum.”
Além de visar a autonomia do projeto, ficando menos dependente da Fundação Ethereum, o foco é manter a rede resistente à censura e descentralizada, bem como mitigar problemas de segurança.
2/ First, from @AyaMiyagotchi and @VitalikButerin: a restatement and update on the EF’s vision, principles and values for this new era.https://t.co/kdqOMDyu2i
— Ethereum Foundation (@ethereumfndn) April 28, 2025
Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, esteve mais ativo nas redes sociais nesta semana, onde compartilhou diversas publicações.
Fora dos textos acima, é destacado o interesse do Ethereum em substituir o EVM (Ethereum Virtual Machine) por RISC-V como sua base tecnológica.
No momento desta redação, o Ethereum está cotado a US$ 1.815, em ligeira alta de 1,1% nas últimas 24 horas.
A nova liderança tem a difícil missão de recuperar o “ciclo perdido” do Ethereum, que não acompanhou a alta do Bitcoin nos últimos anos.
Fonte: Livecoins