GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioTecnologiaEUA x China: mais popular que o ChatGPT, chinês DeepSeek pode ser...

EUA x China: mais popular que o ChatGPT, chinês DeepSeek pode ser ‘revolução na IA’

A startup chinesa DeepSeek criou um assistente gratuito que pode marcar um ponto de virada global no nível de investimento necessário para o desenvolvimento de uma Inteligência Artificial. Com um novo modelo de mercado, lançado no último dia 10 de janeiro, a empresa usa menos dados e por um custo menor que os modelos mundialmente estabelecidos.

Os modelos de IA, do ChatGPT à DeepSeek, exigem chips avançados para alimentar seu treinamento. Desde 2021, o governo Biden ampliou o escopo de proibições destinadas a impedir que esses chips sejam exportados para a China e usados para treinar modelos de IA de empresas chinesas.

A IA criada na China é alimentada pelo modelo DeepSeek-V3, que, segundo seus criadores, “está no topo da tabela entre modelos de código aberto e rivaliza com os modelos de código fechado mais avançados do mundo”. O aplicativo de IA vem crescendo em popularidade entre os usuários dos EUA.

O crescimento da IA chinesa derruba visões amplamente difundidas sobre a primazia dos EUA em IA e a eficácia dos controles de exportação de Washington visando os recursos avançados de chip e IA da China.

DeepSeek

DeepSeek: alta inovação tecnológica

A empresa adota estratégias de alta inovação tecnológica, como “Reinforcement Learning” (Aprendizado por Reforço): permite que os modelos aprendam por tentativa e erro; “Mixture-of-Experts Architecture (MoE)”: ativa apenas uma fração dos parâmetros do modelo para tarefas específicas, economizando recursos computacionais; “Multi-Head Latent Attention (MLA)”: melhora a capacidade dos modelos de processar dados e identificar padrões complexos.

A startup segue o modelo “open-weight”, parcialmente aberto, o que permite aos pesquisadores acessarem seus algoritmos. Isso democratiza o acesso à IA avançada e promove maior colaboração na comunidade global de pesquisa.

Especialistas acreditam que a startup pode provocar uma revolução no mercado de IA, levando empresas estabelecidas a reduzir custos e buscar inovações mais sustentáveis. “O sucesso do DeepSeek mostra que eficiência e inovação podem ser tão importantes quanto poder bruto”, disse François Chollet, pesquisador em Seattle, à Nature, ressaltando o impacto geopolítico da DeepSeek no papel estratégico da IA na competição entre China e EUA.

Desafios da IA chinesa DeepSeek

Pouco se sabe sobre a empresa por trás da DeepSeek, uma pequena startup sediada em Hangzhou e fundada em 2023, quando o Baidu, gigante dos mecanismos de busca, lançou o primeiro modelo chinês de linguagem de grande escala de IA.

Desde então, dezenas de empresas chinesas de tecnologia, grandes e pequenas, lançaram seus próprios modelos de IA, mas a DeepSeek é a primeira a ser elogiada pelo setor de tecnologia dos EUA por igualar ou até mesmo superar o desempenho dos modelos de ponta norte-americanos.

Apesar de sua ascensão meteórica, a DeepSeek enfrenta alguns desafios. Por exemplo, a empresa precisa construir uma reputação confiável fora da China para competir com gigantes como OpenAI e Google.

Outro exemplo: a censura. Seus modelos estão sujeitos a restrições governamentais que podem limitar sua adoção em mercados internacionais. Por último, as limitações de hardware: sem acesso irrestrito a chips avançados, a DeepSeek precisará continuar inovando para superar suas desvantagens computacionais.

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Relator mantém fim da cobrança sobre herança em planos de previdência

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (21) para manter a decisão da Corte que considerou inconstitucional a cobrança...

Aliado de Trump, Bannon faz saudação nazista no evento em que defendeu Bolsonaro

Guru da extrema direita e ex-estrategista de Donald Trump, Steve Bannon fez uma saudação nazista durante seu discurso nesta quinta-feira (20) na Conferência de Ação Política...

Primeira reunião da 21ª Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana debate desenvolvimento urbano em Manaus

Parlamentares e secretários debateram a execução de programas habitacionais A Câmara Municipal de Manaus, por meio da 21ª Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana,...

Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM realiza primeira reunião com análise de projetos importantes

Encontro marcou o início dos trabalhos da 2ª Comissão, que analisou 11 projetos nesta quarta-feira (19 de fevereiro) A 2ª Comissão de Constituição, Justiça e...
spot_imgspot_img