Por Gabriel Gomes
O Festival Mulheres em Lutas (MEL) reunirá, nos dias 11,12 e 13 de abril, na Nave Coletiva, no Cambuci, em São Paulo, lideranças feministas do Brasil e do mundo para debater os desafios do feminismo na atualidade. O evento abordará temas como o avanço da extrema-direita, o ódio contra as mulheres e as violências estruturais enfrentadas pelas mulheres.
Ao longo dos três dias, o festival contará com palestras, oficinas, reuniões estratégicas e atividades culturais. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site mel.org.br. A programação completa também está disponível no site.
Dentre os nomes confirmados, destacam-se a escritora e pesquisadora inglesa Alice Evans e a jornalista e escritora indiana Sohaila Abdulali, além de importantes personalidades brasileiras como a psicanalista Vera Iaconelli, a Secretária Nacional de Cuidados e Família, Laís Abramo, e a escritora e roteirista Tati Bernardi. O festival também contará com um bate-papo entre Tati Bernardi e Manuela d’Ávila.
Manuela d’Ávila é um dos nomes confirmados no festival. (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil)
Festival Mulheres em Lutas
O festival MEL é idealizado pelo Instituto E Se Fosse Você. O evento busca fortalecer redes feministas, impulsionar uma agenda progressista e discutir estratégias para ampliar a presença feminina nos espaços de poder. No ano passado, o festival reuniu mais de 250 mulheres ligadas à política, em Brasília.
“Este será um festival para debatermos nossa agenda, mas principalmente para organizarmos redes de apoio e ação entre mulheres que atuam em diferentes frentes – da política ao jornalismo, do ativismo à economia. Precisamos construir respostas coletivas para os desafios que enfrentamos diariamente”, destaca Manuela d’Ávila, uma das palestrantes.
Fonte: ICL Notícias