O presidente da FAF elogiou a escolha da CBF e destacou que as duas entidades estão alinhadas no sentido de valorizar e dar espaço às mulheres profissionais no futebol.
A grande final da Série C do Campeonato Brasileiro, entre Amazonas FC e Brusque, será conduzida por um quinteto de arbitragem feminino.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou para a decisão, a árbitra Edina Alves (FIFA), que será auxiliada por Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA) e Maira Mastella Moreira, do quadro do Rio Grande do Sul.
De São Paulo, Marianna Nanni Batalha será a quarta árbitra e de Santa Catarina, Luciane Rodrigues dos Santos, a quinta.
Em abril deste ano, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) convidou a central para apitar a final do Campeonato Amazonense, quando o Amazonas FC conquistou o título inédito.
Em 2019, a árbitra paranaense, que compõe o quadro de São Paulo, também foi responsável por conduzir a decisão da Série D, ocasião em que o Brusque levantou a taça diante do Manaus FC.
O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, elogiou a escolha da CBF para a final da Série C e destacou que as duas entidades estão alinhadas no sentido de valorizar e dar espaço às mulheres profissionais no futebol.
“Recebi com muita alegria a notícia de que a final será comandada por mulheres. É uma escolha que contribui para a nossa missão de valorização, dar oportunidade às mulheres. Aproveito para parabenizar a comissão de arbitragem da CBF e o presidente Ednaldo Rodrigues por essa iniciativa que muito nos orgulha”, afirmou o mandatário.
Trajetória na atual temporada
Referência na arbitragem feminina, Edina Alves coleciona vasta experiência em torneios nacionais e internacionais, tanto no futebol feminino, quanto masculino.
Nesta temporada, ela trabalhou em partidas das Séries A e B do Brasileirão masculino, Estaduais, Copa do Brasil, Libertadores masculina e feminina, além de quatro partidas na Copa do Mundo feminina, realizada de julho a agosto.