A menos de duas semanas para o aniversário de 354 anos de Manaus, a prefeitura decidiu adiar eventos tradicionais e reduzir os dias de comemorações devido a poluição do ar causada pela fumaça de queimadas que atinge a cidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12).
Há dois dias encoberta por fumaça, a capital do Amazonas ficou entre as cidades com pior qualidade do ar no mundo na quarta (11). A nuvem cinzenta esconde prédios a pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro.
Conforme a Prefeitura de Manaus, a Feirinha do Tururi e o Boi Manaus, que seriam realizados, respectivamente, de 13 a 23 e de 21 a 23 deste mês, foram adiados, para um período em que a cidade não esteja mais sofrendo com a fumaça.
Nesta terça-feira, durante coletiva em que falou sobre as queimadas no interior do Estado, principalmente na região metropolitana e no Sul do Estado, que produzem a fumaça que encobre a cidade, o prefeito David Almeida também anunciou a suspensão da Maratona Internacional de Manaus, que ocorreria no domingo (15), também pelo mesmo motivo: a poluição do ar.
Programação e solidariedade
Os 354 anos da capital amazonense serão celebrados no dia 24, com o prefeito David Almeida entregando a primeira etapa do Parque Municipal Amazonino Mendes, com os shows das atrações nacionais Tierry e Joelma e os artistas locais Guto Lima e Vanda Guedes, que acontecerão no novo espaço de lazer da cidade, situado entre as zonas Norte e Leste da capital amazonense.
Além disso, a prefeitura vai incentivar a população a doar alimentos não perecíveis e materiais de higiene às comunidades isoladas pela severa estiagem que afeta o Estado, transformando os 354 anos em um grande aniversário da solidariedade.