A gorila mais velha do mundo, chamada de Fatou, completou 68 anos no zoológico de Berlim, na Alemanha, nesta sexta-feira (11).
Para comemorar, ela recebeu uma cesta cheia de delícias de frutas e vegetais.
A expectativa de vida média dos gorilas em geral é de 35 a 40 anos.
Fatou é da subespécie gorila-ocidental-das-terras-baixas. Esses animais vivem nas florestas tropicais de Camarões, República Centro-Africana, Gabão e República do Congo e são a maior espécie de primata, pesando até 200 kg.
Apesar da idade avançada, a saúde da gorila é avaliada como boa, ainda que sofra com dores, como rigidez nos joelhos e braços e artrose, segundo Andre Schuele, veterinário do zoológico de Berlim.
“Ela não é uma paciente, então está de bom humor e não precisa do nosso apoio, exceto por uma pequena adaptação na dieta. Mas, tirando isso, ela está muito, muito bem”, acrescentou Schuele.
Como não tem mais dentes, a primata precisa de vegetais cozidos, e quebrar nozes não é mais uma opção.
Mas, em compensação, Fatou — ao contrário dos outros gorilas — pode comer algumas frutas. No dia do aniversário, se deliciou com morangos, ameixas e maçãs.
Segundo o zoológico de Berlim, os gorilas-ocidentais-das-terras-baixas são uma subespécie ameaçada de extinção, devido à contínua dizimação de seu habitat natural.
Com menos de 95 mil indivíduos livres na natureza, é classificada como uma “espécie em perigo crítico” pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Fonte: CNN Brasil