GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioTurismoGoverno do Amazonas e Prefeitura de Novo Airão discutem projeto piloto de...

Governo do Amazonas e Prefeitura de Novo Airão discutem projeto piloto de turismo sustentável

Conhecida pelas suas belezas naturais, a cidade servirá de modelo para os demais municípios com vocação turística

 Equipes do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus) reuniram-se, ontem (22/09), para traçar as diretrizes do programa de turismo sustentável que está sendo desenhado para o interior do Estado.  Conhecido pelas suas belezas naturais, a cidade, localizada na Região Metropolitana de Manaus (RMM), terá um projeto piloto que servirá de modelo para os demais municípios com vocação turística.

 A reunião, realizada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), contou com a presença do titular da pasta, Marcellus Campêlo; do presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro; do prefeito de Novo Airão, Frederico Junior; e de suas respectivas equipes técnicas. Foi criado um grupo de trabalho para atuar no projeto.

 De acordo com o secretário Marcellus Campêlo, o planejamento não vai focar apenas na vocação turística de Novo Airão, mas em todas as ações e serviços do Governo do Estado, através das secretarias e órgãos que têm atuação no município. Além disso, seguir o que está estabelecido no Plano de Governo para o desenvolvimento do Estado. 

 “Vamos trazer para o planejamento tudo o que é possível, para que essa vocação seja potencializada, como serviços básicos, de água, esgoto, drenagem, a questão dos resíduos sólidos, a conectividade, o sistema de saúde. Tudo isso será colocado num grande plano estratégico para ser executado de forma integrada entre os órgãos estaduais, em parceria com o município de Novo Airão e o Governo Federal”, ressaltou o secretário.

 Na semana passada, Campêlo apresentou a proposta de Novo Airão ao ministro do Turismo, Celso Sabino. O presidente da Amazonastur, que esteve no ministério junto com o secretário, reforça que a ideia do governador Wilson Lima é desenvolver o município sob todos os aspectos – para a população e, também, para o turista.  “O Turismo é a matriz econômica do município. E, para que isso possa acontecer de forma ordenada, concreta e pujante, deve-se desenvolver toda a estrutura municipal, envolvendo saneamento básico, segurança, acessibilidade, entre outros”, afirmou.

 Segundo o prefeito de Novo Airão, Frederico Junior, muitas ações já estão acontecendo em termos de infraestrutura no município, a exemplo da iluminação pública de LED, implantada pelo Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Sedurb, além das melhorias na estrada Manaus Novo Airão, obra da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

 “Eu tenho muita certeza que, até o final deste governo, vamos conseguir transformar Novo Airão em uma cidade modelo, realmente pronta para receber e para ser a grande referência em turismo sustentável no interior do Amazonas”, disse o prefeito.

 FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Defensoria faz inspeção no 28 de agosto, João Lúcio e Platão Araújo

Os Defensores Arlindo Gonçalves, Eduardo Dias e Carlos Almeida Filho estiveram, na tarde desse domingo, realizando uma série de visitas a hospitais da capital...

OVNIs? Drones? Saiba o que podem ser os objetos no céu dos EUA

Moradores de Nova Jersey, nos Estados Unidos, relataram terem visto objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando diferentes regiões do estado. Nos últimos dias, a...

Grave Acidente na Rodovia AM-010 Deixa Mortos e Feridos

Nesta sexta-feira (20), um trágico acidente envolvendo um ônibus de turismo e uma carreta resultou em várias mortes e feridos na rodovia AM-010, no...

Brasil Digital divulga municípios que vão ampliar rede pública

Um edital elaborado em parceria pela Empresa Brasil Comunicação (EBC), Ministério das Comunicações e Câmara dos Deputados vai garantir a ampliação do alcance da oferta do serviço de...
spot_imgspot_img