O PhD em Ecologia, Henrique dos Santos Pereira, vai assumir o cargo de diretor do Instituto de Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A portaria de nomeação foi publicada na última terça-feira (14), no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro Rui Costa dos Santos.
Pereira é professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem formação em agronomia pela mesma instituição. É PhD pela Pennsylvania States University e já atuou nos anos de 2003 e 2009 como Superintendente Estadual do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama).
O pesquisador ocupa a cadeira de número 44 na Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA) que tem como patrono o cientista Marcelo Nunes Camargo. Pereira atuou nas áreas de agricultura familiar, nos temas: política ambiental, gestão de áreas protegidas, sistemas tradicionais de produção e de manejo de recursos de uso coletivo, adaptação de comunidades locais à mudança do clima.
Saída
A pesquisadora-doutora Antonia Maria Ramos Franco Pereira ocupou o cargo de 2018 até 2022, em portaria assinada pelo então ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e publicada no dia 4 de dezembro de 2018. Na época a escolha dela causou manifestações por parte da comunidade científica que apontaram certo “apadrinhamento” pelos generais do Comando Militar da Amazônia (CMA) do Exército Brasileiro (EB).
Ainda naquele ano, 50 pesquisadores e servidores do Inpa enviaram carta aos ministros da Casa Civil e ministros da Casa Civil e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) pedindo a nomeação do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Henrique dos Santos Pereira, para o cargo de diretor do instituto por ele ter recebido 55% dos votos da comunidade científica do Inpa e do sindicato dos servidores.