ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Mesmo com o mercado externo em queda generalizada, o Ibovespa segurou a onda e encerrou a quinta-feira (17), último pregão da semana mais curta devido aos feriados de Páscoa e Tiradentes, com alta de 1,04%, aos 129.650,03 pontos, um ganho de 1.333,14 pontos.
Esta é a primeira semana mais curta do ano em que o Ibovespa fecha com ganho acumulado positivo de 1,54%.
O dólar comercial, por sua vez, recuou 1,03% no dia, cotado a R$ 5,804. Já os DIs (juros futuros) fecharam de forma mista.
O Ibovespa foi ajudado por dois de seus pesos-pesados: a Vale subiu 0,61%, após dois dias de quedas amplas; e a Petrobras também deu uma força, com alta de 1,93%, em dia de petróleo internacional disparando e de anúncio de nova redução de preços do diesel pela petroleira.
O assunto do dia continuou sendo os desdobramentos da guerra tarifária dos Estados Unidos contra a China. Além disso, Donald Trump iniciou uma peleja contra o presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central estadunidense), Jerome Powell.
Na véspera, Powell criticou a política tarifária de Trump, sob o argumento de que deve provocar pressões inflacionárias e dificultar a condução da política monetária.
Em resposta, Trump disse que Powell está “sempre muito atrasado e errado” em relação a condução da política de juros no país.
Na Europa, o BCE (Banco Central Europeu) cortou os juros em 0,25 ponto percentual, citando inflação em direção à meta, mas em alerta com as tarifas de Trump. A União Europeia, aliás, está trabalhando em uma proposta para introduzir restrições em algumas exportações para os EUA como uma possível tática de retaliação na ampla guerra comercial que Trump iniciou. As ações europeias acabaram caindo nesta quinta.
Mercado externo
Os ativos de Nova York oscilaram nas compras e vendas de olho na guerra comercial do governo Trump e aos ataques do republicano ao presidente do Fed, Jerome Powell.
O Dow Jones encerrou o dia com queda de 1,33% e a semana em -2,66%; o S&P 500 fechou o dia com +0,13% e a semana com -1,49%; e o Nasdaq, -0,13% e -2,62%, respectivamente.
Fonte: ICL Notícias