GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioCRISE CLIMÁTICAIncêndios florestais colocam Grécia em alerta e 25 localidades são evacuadas

Incêndios florestais colocam Grécia em alerta e 25 localidades são evacuadas

As autoridades da Grécia ordenaram nesta segunda-feira (12/08) a evacuação imediata de cerca de 25 localidades próximas a Atenas. A medida ocorre devido às chamas de um incêndio florestal de grandes proporções que castiga a capital grega desde o último domingo (11).

De acordo com as autoridades gregas, moradores que se recusaram a deixar suas residências precisaram ser resgatadas pelas equipes de combate ao incêndio. Pelo menos três hospitais também foram evacuados.

Segundo o ministro da Crise Climática e Proteção Civil, Vassilis Kikilias, metade da Grécia segue sob “alerta vermelho” para incêndios florestais. O risco elevado de incêndios será mantido até pelo menos a próxima quinta-feira (15) devido às condições climáticas.

Mais de 560 bombeiros e 16 equipes de combate a incêndios florestais estão mobilizados. Vinte e nove aviões e helicópteros também têm atuado contra as chamas. Segundo as autoridades, as labaredas chegaram a atingir 25 metros de altura.

O incêndio começou na tarde do último domingo na cidade de Varnavas, que fica a cerca de 35 quilômetros de Atenas. As autoridades gregas informaram que, nas primeiras horas de segunda-feira, o fogo se espalhou “como um raio” para diversas regiões devido aos forte ventos.

As chamas também atingiram o vilarejo de Grammatiko, a cidade histórica de Maratona, o município litorâneo de Nea Makri e o Monte Pentélico, ao norte de Atenas.

Fumaça dos incêndios florestais pode ser observada na capital Atenas (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Incêndios

Os incêndios florestais são comuns na Grécia durante o verão. Mas neste ano, o clima extremamente quente e seco, junto com as mudanças climáticas, tornou o fenômeno mais intenso. Desde maio, o país tem sofrido com centenas de focos.

Junho e julho também foram os meses mais quentes já registrados na história da Grécia. Os ventos fortes têm contribuído para o fogo.

Em 2023, incêndios florestais deixaram mais de 20 mortos, incluindo 18 imigrantes que ficaram presos pelas chamas enquanto caminhavam por uma floresta no nordeste da Grécia.

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

R6 NEWS

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...

Amazonas inicia operação para rastrear e recuperar celulares roubados

Após o anuário de segurança pública apontar a cidade de Manaus como a que mais registra roubos e furtos de celulares no país por...

Átomos fluem sem resistência pela borda de um material

Estado de borda Normalmente, os elétrons movem-se através dos metais em qualquer direção. Quando encontram um obstáculo, essas partículas carregadas sofrem atrito, colidem e, por...

Vórtice polar acima da Antártida muda repentinamente de forma e preocupa cientistas

O fenômeno foi causado por um enfraquecimento dos ventos que compõem o vórtice. Os aquecimentos estratosféricos acontecem regularmente.Mas os recentes eventos sobre o Polo...
spot_imgspot_img