GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioTecnologiaJapão tem primeiro protótipo de automóvel com levitação magnética, tecnologia tão promissora...

Japão tem primeiro protótipo de automóvel com levitação magnética, tecnologia tão promissora quanto experimental

Um grupo de pesquisadores japoneses do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST) apresentou um protótipo de sistema de levitação magnética para automóveis, segundo o Econews. Embora seja apenas uma proposta de protótipo, serve para gerar expectativas em torno de uma possível revolução para a indústria.

Isso é importante porque, se esta tecnologia puder ser desenvolvida e ampliada, poderá reduzir drasticamente o consumo de energia dos carros, eliminando o atrito, o que aumentaria a eficiência energética e reduziria o consumo de recursos do automóvel. Além disso, o desgaste mecânico também seria menor, pois seriam eliminadas vibrações, pequenos danos aos materiais devido a buracos, etc.

Como funciona o protótipo:

  • O sistema utiliza materiais diamagnéticos , como o grafite, juntamente com poderosos ímãs para levitar veículos em pistas especializadas.
  • Requer energia apenas no início, para gerar o campo magnético, mas não durante o movimento.

O protótipo ainda é pequeno e muito difícil de escalar, além do enorme obstáculo que a sua necessidade de infraestrutura especializada representa para a sua implementação. Sem trilhas magnéticas não há carros levitando, portanto teria que adaptar cidades inteiras para a mobilidade dos automóveis´por levitação.Por outro lado, os seus custos de implementação seriam muito elevados e o amortecimento de vórtices implica perda de energia. Este último refere-se aos pequenos redemoinhos de ar que se formam ao redor do carro que levitam e desaceleram, algo que deve ser resolvido para evitar que perca altura ou estabilidade.

A realidade atual

É uma tecnologia experimental em estágios muito iniciais e não existem planos concretos para a sua implementação comercial por agora. Também vale avaliar que a transição para os veículos elétricos já está nos custando bastante, e a transição magnética nos custaria muito mais, pois exigiria infraestrutura própria no asfalto.

Essa é uma tecnologia fascinante e este protótipo mostra-se promissor, mas está longe de ser uma solução prática a médio prazo para o transporte de massa. Só conheceremos o potencial a longo prazo com o passar do tempo e qualquer outra consideração mais entusiástica está, por enquanto, longe da realidade.
- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

R6 NEWS

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...

Amazonas inicia operação para rastrear e recuperar celulares roubados

Após o anuário de segurança pública apontar a cidade de Manaus como a que mais registra roubos e furtos de celulares no país por...

Átomos fluem sem resistência pela borda de um material

Estado de borda Normalmente, os elétrons movem-se através dos metais em qualquer direção. Quando encontram um obstáculo, essas partículas carregadas sofrem atrito, colidem e, por...

Vórtice polar acima da Antártida muda repentinamente de forma e preocupa cientistas

O fenômeno foi causado por um enfraquecimento dos ventos que compõem o vórtice. Os aquecimentos estratosféricos acontecem regularmente.Mas os recentes eventos sobre o Polo...
spot_imgspot_img