O vulcão Kilauea na Ilha Grande do Havaí expeliu fluxos de lava que atingiram alturas superiores a 200 metros em último episódio de erupção na terça-feira (1º).
Em imagens aéreas capturadas no dia 1° aproximadamente ao meio-dia, durante um voo de monitoramento do Observatório de Vulcões Havaianos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o vulcão foi visto expelindo lava continuamente, produzindo fumaça com ela.
A lava expelida chegou a atingir mais de 200 metros de altura e um fluxo de lava que ao meio-dia de terça-feira (1°) atingiu cerca de 700 metros da abertura, relatou o USGS.
O Serviço Geológico acrescentou que o fluxo de lava também estava depositando um manto de tefra (segundo o USGS, o nome é usado para designar a todos os pedaços de todos os fragmentos de rocha ejetados no ar por um vulcão em erupção) a noroeste que estava atingindo a estrada Highway 11.
Em alguns lugares perto das aberturas, o depósito de tefra tem até 1,5 metros de espessura e representa o acúmulo de 16 episódios eruptivos desde 23 de dezembro de 2024, segundo o USGS.
O vulcão Kilauea é um dos mais ativos do planeta.
Fonte: CNN Brasil