GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioSociedadeMais de 180 escolas de Manaus receberão eleições para conselheiros tutelares

Mais de 180 escolas de Manaus receberão eleições para conselheiros tutelares

A lista dos locais de votação para a eleição do Conselho Tutelar será divulgada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município de Manaus. O pleito correrá em 185 escolas onde serão disponibilizadas 500 urnas eletrônicas na área urbana e urnas de lona na zona rural. Essas informações foram dadas pela subsecretária da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), Graça Prola, em entrevista ao podcast SIM&NÃO desta terça-feira (19).

A eleição acontecerá no dia 1° de outubro e elegerá 50 candidatos para atuarem na defesa dos direitos das crianças e do adolescente em dez zonas da cidade.

Poderão votar pessoas a partir de 16 anos com a apresentação do título de eleitor atualizado, das 8h às 17h. Os eleitos terão dedicação exclusiva, horário integral de segunda a sexta-feira na sede do Conselho Tutelar, com remuneração salarial na base de R$ 6 mil, com adicionais de horas extras.

Em abril, foi lançado o edital da eleição e houve a inscrição de 369 candidatos, que passaram pelo processo seletivo, mas apenas 120 foram habilitados para fazerem a campanha eleitoral e estão aptos a serem eleitos. O mandato vai de 2024 a 2027.

Graça Prola disse que os candidatos estão em campanha, que possui regras rigorosas.

Nós tivemos um reunião com todos os candidatos para explicar o que não pode ser feito: massificar a campanha, não pode ter patrocínio de empresas, padrinhos ou amigos; o poder público não pode prestar qualquer tipo de apoio aos candidatos; não pode ser usado carros volantes; não pode jogar santinho nas ruas. Esse é o básico. É uma campanha comunitária, mesmo não sendo uma campanha para líder comunitário”, explicou a subsecretária.

No dia da eleição, o Ministério Público do Estado Amazonas (MP-AM) acompanhará o processo, com reforço policial para a combater eventuais irregularidades, além da Defensoria Pública do Amazonas e a comissão do pleito. A Prefeitura de Manaus disponibilizou 3 mil servidores para atuarem como coordenadores de escola, coordenador de base, coordenador de zona, mesários, além dos dez fiscais indicados por cada candidato na hora da votação e um fiscal para a apuração.

Após a eleição acontece um treinamento sobre o exercício da função onde serão esclarecidas a prática profissional com caráter eliminatório. Após a posse, a comissão continua a fiscalização do trabalho de cada conselheiro para garantir que a função seja executada da melhor forma possível.

Durante a participação no podcast, a subsecretária destacou ainda que a comunidade tem um papel fundamental para o trabalho do conselheiro e da secretaria. Disse que crimes como violência sexual, abandono de incapaz e trabalho infantil são os mais denunciados. Afirmou também que exploração do trabalho infantil ainda é marcante.

Houve um crescimento dessa prática com a chegada dos imigrantes, que na procura de uma segurança financeira buscaram essa prática e nós trabalhamos em dois eixos: sensibilizando o motorista para não financiar a permanência de crianças e adolescentes nas ruas e buscando judicializar a quem comete reincidentemente esse crime”, disse.

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Senador pede avaliação da blockchain nas eleições brasileiras

Um projeto de lei que tramita no Congresso Federal desde 2021 em busca de modernizar as eleições brasileiras ganhou uma nova emenda apresentada...
spot_imgspot_img
×

Olá, venha fazer parte do grupo mais informativo de Manaus.

Entrar no Grupo