Manaus deve registrar chuva abaixo da média na primeira quinzena de novembro, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A instituição também prevê altas temperaturas no período.
Novembro é conhecido mês de transição do verão amazônico para o inverno, mas, por causa da crise climática que a região vem enfrentando, a previsão é de pouca chuva e de altas temperaturas.
De acordo com Gustavo Ribeiro, meteorologista Inmet, as condições climáticas do período têm mudado a circulação de ventos na atmosfera. A situação, segundo o especialista, dificulta a formação de nuvens de chuva na região amazônica e favorece a ocorrência de um problema que persiste no Amazonas: as queimadas.
“A previsão do mês de novembro é de chuvas abaixo da normalidade em grande parte da Amazônia assim como temperaturas mais elevadas, o que favorece, por exemplo, a ocorrência de queimadas. Como podemos observar, nos últimos dias aqui na capital amazonense, a presença de fumaça”, explicou o meteorologista.
No Amazonas, somente as cidades mais a oeste, como São Gabriel da Cacheira, devem registrar chuva acima da média. Para essas localidades, a previsão é que chova acima dos 60 mm.