GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioEconomiaMeta fiscal com déficit de 0,25% está em discussão no governo, mas...

Meta fiscal com déficit de 0,25% está em discussão no governo, mas Fazenda ainda fala em zerar

O governo Lula debate internamente mudar a meta fiscal de zero para um déficit de 0,25% do PIB, em 2024. A decisão tem de ser tomada nos próximos dias, para que o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte, inclua a proposta no seu relatório (União-CE).

Ele pode apresentá-lo nesta semana, mas a votação será apenas na seguinte. Por isso, há quem defenda que o relatório também fique para a próxima semana.

O Ministério da Fazenda ainda defende uma meta fiscal zero, argumentando que, antes de mudar oficialmente a proposta, é preciso checar se o Congresso Nacional irá aprovar as medidas que permitiram zerar o déficit público no próximo ano.

Um déficit de 0,25% do PIB, segundo assessores do presidente Lula, já seria um dado muito positivo. Nem o mercado trabalha com um déficit de 0,25%, mas acima deste patamar.

E, sendo fixada a meta neste percentual, o déficit poderia chegar até a 0,5% do PIB, pela margem de 0,25 ponto percentual para cima e para baixo prevista no novo marco fiscal.

Discussão sobre a meta

 

Lula diz que governo 'dificilmente' atingirá meta zero nas contas públicas em 2024

Lula diz que governo ‘dificilmente’ atingirá meta zero nas contas públicas em 2024

Há meses, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende a adoção de medidas para zerar o déficit das contas públicas no ano que vem.

No entanto, na última sexta-feira (27), em café da manhã com jornalistas, o presidente Lula disse que a meta “dificilmente” será alcançada, praticamente jogando a toalha. A fala do petista foi mal recebida pelo mercado. A Bolsa caiu e o dólar passou a subir.

Lula não quer corte de gastos no ano que vem. Sua orientação é para que seja cumprido o que está previsto na proposta de Orçamento de 2024. Ou seja, se a receita não subir, o governo aceitaria um déficit, mas não faria uma redução das despesas.

Segundo um assessor, o presidente vai avaliar nesta terça (31) com os líderes da base aliada sobre as chances de aprovação das propostas encaminhadas pelo Ministério da Fazenda para aumentar a arrecadação.

O ministro Fernando Haddad, por sinal, já avisou que deve mandar outras medidas nas próximas semanas ao Congresso para tentar garantir o cumprimento de uma meta de déficit zero.

A ala política do governo defende a alteração da meta, por receio dos bloqueios orçamentários que podem ser impostos para zerar o déficit.

Na segunda (30), o ministro Fernando Haddad se irritou e não respondeu se a meta será alterada. Nesta terça, questionado novamente, ele voltou a evitar uma resposta concreta.

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Defensoria faz inspeção no 28 de agosto, João Lúcio e Platão Araújo

Os Defensores Arlindo Gonçalves, Eduardo Dias e Carlos Almeida Filho estiveram, na tarde desse domingo, realizando uma série de visitas a hospitais da capital...

OVNIs? Drones? Saiba o que podem ser os objetos no céu dos EUA

Moradores de Nova Jersey, nos Estados Unidos, relataram terem visto objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando diferentes regiões do estado. Nos últimos dias, a...

Grave Acidente na Rodovia AM-010 Deixa Mortos e Feridos

Nesta sexta-feira (20), um trágico acidente envolvendo um ônibus de turismo e uma carreta resultou em várias mortes e feridos na rodovia AM-010, no...

Brasil Digital divulga municípios que vão ampliar rede pública

Um edital elaborado em parceria pela Empresa Brasil Comunicação (EBC), Ministério das Comunicações e Câmara dos Deputados vai garantir a ampliação do alcance da oferta do serviço de...
spot_imgspot_img