GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioEconomiaMeta fiscal: 'Dificilmente chegaremos à meta zero' em 2024, diz Lula

Meta fiscal: ‘Dificilmente chegaremos à meta zero’ em 2024, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (27) que “dificilmente” o governo alcançará a meta de déficit zero em suas contas em 2024.

Lula deu a declaração durante café da manhã, no Palácio do Planalto, com jornalistas que participam da cobertura diária da Presidência da República.

“Eu sei da disposição do Haddad, sei da vontade do Haddad, sei da minha disposição. Já dizer para vocês que nós dificilmente chegaremos à meta zero“, afirmou Lula.

O presidente destacou que não deseja abrir o ano de 2024 com cortes em investimentos, a exemplo de obras de infraestrutura.

“Eu não quero fazer corte de investimentos de obras. Se o Brasil tiver um déficit de 0,5%, o que que é? De 0,25%. o que é? Nada. Absolutamente nada. Vamos tomar a decisão correta e vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil”, disse Lula.

O governo federal enviou ao Congresso Nacional a proposta de orçamento para o ano de 2024 com a estimativa de um déficit zero. O objetivo, contudo, depende de medidas para aumentar a arrecadação, de até R$ 168 bilhões.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu ao longo do ano esforços para bater a meta das contas públicas em 2024. Lula reconheceu o esforço, mas afirmou que o mercado “muitas vezes” é “ganancioso” no assunto.

“Tudo que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal, a gente vai cumprir. O que eu posso te dizer é que ela não precisa ser zero. O país não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para este país. Eu acho que muitas vezes o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que ele sabe que não vai ser cumprida”, disse Lula.

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

R6 NEWS

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...

Amazonas inicia operação para rastrear e recuperar celulares roubados

Após o anuário de segurança pública apontar a cidade de Manaus como a que mais registra roubos e furtos de celulares no país por...

Átomos fluem sem resistência pela borda de um material

Estado de borda Normalmente, os elétrons movem-se através dos metais em qualquer direção. Quando encontram um obstáculo, essas partículas carregadas sofrem atrito, colidem e, por...

Vórtice polar acima da Antártida muda repentinamente de forma e preocupa cientistas

O fenômeno foi causado por um enfraquecimento dos ventos que compõem o vórtice. Os aquecimentos estratosféricos acontecem regularmente.Mas os recentes eventos sobre o Polo...
spot_imgspot_img