GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioPOLÍTICAMoraes manda à PGR informações da defesa de Bolsonaro sobre convite de...

Moraes manda à PGR informações da defesa de Bolsonaro sobre convite de Trump

(FOLHAPRESS) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes enviou nesta terça-feira (14) à PGR (Procuradoria-Geral da República) as afirmações da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre convite para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos.

Agora, a PGR irá analisar o pedido de liberação do passaporte de Bolsonaro, retido pela Justiça, para avaliar se ele poderá acompanhar o evento, marcado para o próximo dia 20, em Washington.

Nesta segunda (13), a defesa do ex-presidente confirmou ao STF que o convite era verdadeiro, após o ministro exigir documentações que comprovassem a veracidade do convite.

O pedido de Moraes foi feito no sábado (11) após Bolsonaro pedir a liberação de seu passaporte e informar como comprovação do convite um e-mail enviado ao filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vindo de um endereço eletrônico não identificado e “sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado.”

Em documento datado da última quinta-feira (9), no qual pedia a liberação do passaporte para a viagem, a defesa de Bolsonaro afirmou que havia recebido em novembro convite formal, do Hispanic Inaugural Committe, para “participar do baile oficial de posse hispânico”, marcado para sábado (18).

O presidente eleito dos EUA Donald Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Em petição apresentada na segunda, os advogados do ex-presidente afirmaram que o endereço eletrônico citado primeiramente é um meio de comunicação formal usado pela equipe cerimonial do evento.

Em eventos inaugurais presidenciais nos Estados Unidos, é prática comum a adoção de domínios específicos e temporários criados justamente para o envio de convites e comunicações formais — via email–, o qual foi registrado exclusivamente para tal propósito”, afirmam os advogados.

Defesa de Bolsonaro alega que convite é oficial

resposta do ex-presidente enviada na segunda também incluiu imagens para demonstrar que o correio eletrônico recebido por Eduardo Bolsonaro é o oficial, usado pela equipe cerimonial.

De acordo com a defesa do ex-presidente, a Trump Vance Inaugural Committee, Inc. lidera a organização que planejará os eventos de celebração da posse de Trump e JD Vance como presidente e vice, como descrito no site https://t47inaugural.com .

Sobre o horário e programação do evento, a defesa cita o site e afirma que detalhes adicionais serão divulgados em breve, mas que as celebrações terão início no dia 18 e seguirão até o dia 21, com a posse ocorrendo na próxima segunda-feira, dia 20.

O passaporte de Bolsonaro está retido devido às investigações envolvendo o ex-presidente, como a trama golpista de 2022.

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Violência e ação policial levam fluxo da Cracolândia para novas áreas

A repressão e violência sistemática em cenas abertas de uso de droga, no centro da capital paulista, leva à dispersão das pessoas para não serem...

Especialistas apontam desafios para restrição de celular nas escolas

Colocar em prática as restrições ao uso dos celulares nas escolas de todo o país será um desafio, segundo professores e estudantes. Embora a...

Uso de biodiesel cresce em 20 anos

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

A cidade do Rio de Janeiro planeja um novo programa de combate à obesidade que vai oferecer medicamentos como a semaglutida e a liraglutida,...

Lula sanciona lei sobre exploração de energia elétrica no mar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de Lei nº 576, de 2021, que trata do aproveitamento da geração de energia...
spot_imgspot_img