(FOLHAPRESS) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes enviou nesta terça-feira (14) à PGR (Procuradoria-Geral da República) as afirmações da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre convite para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
Agora, a PGR irá analisar o pedido de liberação do passaporte de Bolsonaro, retido pela Justiça, para avaliar se ele poderá acompanhar o evento, marcado para o próximo dia 20, em Washington.
Nesta segunda (13), a defesa do ex-presidente confirmou ao STF que o convite era verdadeiro, após o ministro exigir documentações que comprovassem a veracidade do convite.
O pedido de Moraes foi feito no sábado (11) após Bolsonaro pedir a liberação de seu passaporte e informar como comprovação do convite um e-mail enviado ao filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vindo de um endereço eletrônico não identificado e “sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado.”
Em documento datado da última quinta-feira (9), no qual pedia a liberação do passaporte para a viagem, a defesa de Bolsonaro afirmou que havia recebido em novembro convite formal, do Hispanic Inaugural Committe, para “participar do baile oficial de posse hispânico”, marcado para sábado (18).
Em petição apresentada na segunda, os advogados do ex-presidente afirmaram que o endereço eletrônico citado primeiramente é um meio de comunicação formal usado pela equipe cerimonial do evento.
“Em eventos inaugurais presidenciais nos Estados Unidos, é prática comum a adoção de domínios específicos e temporários criados justamente para o envio de convites e comunicações formais — via email–, o qual foi registrado exclusivamente para tal propósito”, afirmam os advogados.
Defesa de Bolsonaro alega que convite é oficial
A resposta do ex-presidente enviada na segunda também incluiu imagens para demonstrar que o correio eletrônico recebido por Eduardo Bolsonaro é o oficial, usado pela equipe cerimonial.
De acordo com a defesa do ex-presidente, a Trump Vance Inaugural Committee, Inc. lidera a organização que planejará os eventos de celebração da posse de Trump e JD Vance como presidente e vice, como descrito no site https://t47inaugural.com .
Sobre o horário e programação do evento, a defesa cita o site e afirma que detalhes adicionais serão divulgados em breve, mas que as celebrações terão início no dia 18 e seguirão até o dia 21, com a posse ocorrendo na próxima segunda-feira, dia 20.
O passaporte de Bolsonaro está retido devido às investigações envolvendo o ex-presidente, como a trama golpista de 2022.