Uma nova linha de ônibus vai fazer o trajeto entre o Terminal de Integração 4 (T4), na Zona Leste, e Ponta Negra de Manaus, Zona Oeste. A linha 643 passa a circular nesta segunda-feira (6).
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que a frota da nova linha vai partir do T4, no Jorge Teixeira, em direção à Ponta Negra.
Confira os horários de operação da linha
Chamada de 643- T4/Via Norte/ Tarumã/Ponta Negra, a linha irá operar apenas em dias úteis e nos horários de pico.
Pela manhã, a linha funcionará entre 5h30 e 8h40, saindo do T4. À tarde, a linha irá operar entre 13h30 e 16h50.
A linha vai atender bairros como Nova Cidade, Tarumã e região da Ponta Negra.
No sentido T4 para a Ponta Negra, a linha passará por vias, como as avenidas Camapuã, Itaberaba, Margarita, Avenida José Henrique Bentes, estrada do Tarumã, Avenida do Turismo, alamedas Japão e Líbia, além da avenida Coronel Teixeira.
No sentido Ponta Negra/T4, a 643 fará o seguinte itinerário: avenidas Coronel Teixeira, Turismo, estrada do Tarumã, avenidas José Henrique Bentes, Margarita, Rua Itirapina, avenida Itaberaba, Rua 87, Rua Padre João Ribeiro e Avenida Camapuã.
Segundo o vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico, há muita demanda de passageiros que trabalham em condomínios dos bairros Tarumã e Ponta Negra em direção às zonas Norte e Leste da capital.
“Temos uma demanda muito grande de passageiros nos ramais da avenida do Turismo e nos condomínios, nos loteamentos da Ponta Negra, especialmente, no Alphaville. Com a inauguração do trecho da avenida do Futuro, entre as avenidas Torquato Tapajós e Santos Dumont – que ligam ao Aeroporto de Manaus. Nós não tínhamos nenhuma linha que estava atendendo esse trecho. E, agora, com essa parte duplicada, estamos inaugurando essa linha, visando dar atendimento a essa demanda reprimida detectada pelo nosso planejamento”, disse.
Linha coletora
Desde julho, Manaus conta com linha de ônibus 009, para atender usuários da região do bairro Tarumã.
A linha realiza o trajeto, de forma gratuita, dos mais de 400 trabalhadores que percorrem, diariamente, aproximadamente 9 quilômetros de trajeto, saindo da Avenida do Turismo, em direção à marina Tauá, ramal Rio Belo e de volta à Avenida do Turismo.
“A linha coletora possui dois ônibus climatizados para proporcionar maior comodidade aos usuários”, afirmou o IMMU.
De acordo com o instituto, as viagens são intensificadas nos horários de pico, entre 6h e 8h30 e 16h30 e 19h.