GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioBrasilSociedadePosse dos novos dirigentes do Colégio de Corregedores do Brasil será na...

Posse dos novos dirigentes do Colégio de Corregedores do Brasil será na próxima segunda-feira, dia 29

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, assumirá a Presidência do CCOGE – exercício 2024 em solenidade na capital federal.

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomará posse, na próxima segunda-feira (29/1), no cargo de presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) em Brasília, substituindo o atual titular, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Fernandes será o primeiro amazonense a presidir o colegiado nacional de corregedores, criado em 1994.

O magistrado foi eleito no dia 8 deste mês por unanimidade, durante assembleia geral virtual que reuniu representantes de todas as regiões do país para definir a nova comissão executiva do CCOGE – exercício 2024. Os demais magistrados que farão parte da gestão são a desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, do Tribunal de Justiça de Sergipe (1.ª vice-presidente); e os desembargadores Marcus Henrique Pinto Basílio, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (2.º vice-presidente); Leandro Crispim, do Tribunal de Justiça de Goiás (1.º secretário); Hamilton Mussi Corrêa, do Tribunal de Justiça do Paraná (2.º secretário); J.J. Costa Carvalho, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (1.º tesoureiro); Samoel Martins Evangelista, do Tribunal de Justiça do Acre (2.º tesoureiro). Os membros da Comissão Executiva têm mandato de um ano, podendo haver recondução uma única vez e para igual período.

A cerimônia de posse está marcada para 10h do dia 29 de janeiro, na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em Brasília. Entre as autoridades que já confirmaram presença na solenidade estão a ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; os ministros Augusto César Leite de Carvalho e Mauro Campbell Marques, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), respectivamente; e o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Após o evento na capital federal, a sede administrativa do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil será transferida para a capital do Amazonas, estado onde atua o desembargador Jomar Fernandes. O CCOGE foi criado com a missão de aperfeiçoar a prestação do serviço judicial de 1 º grau e do extrajudicial em todo o país e tem entre seus objetivos a fixação de diretrizes; uniformização de métodos e critérios administrativos; incentivo ao intercâmbio de boas práticas; além do estudo e aprofundamento de temas relacionados à atividade correicional da Justiça brasileira.

Perfil do novo presidente

O magistrado nasceu em Manaus, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem especialização em Direito do Estado pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura amazonense em 1986. Em 2016, foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade. E, em janeiro do ano passado, depois de mais de 30 anos de atuação da magistratura, assumiu o cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas (biênio 2023-2024). Também no início de 2023, Fernandes foi eleito conselheiro do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça (FFN) e preside a Comissão Organizadora do Concurso da Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

À frente da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, Fernandes abriu diálogos e promoveu importantes ações para a efetivação de políticas públicas de regularização de terra no estado, com destaque nacional para a Semana Solo Seguro. Em 2023 também presidiu os trabalhos relacionados à Semana Nacional de Registro Civil em Manaus e coordenou a Semana Nacional de Conciliação no Amazonas, eventos que alcançaram resultados expressivos, que contribuíram para a conquista da cidadania e da pacificação social no estado.

Assumindo o compromisso de promover o respeito e a equidade de direitos, o magistrado realizou casamento coletivo gratuito para grupos vulneráveis (indígenas de São Gabriel da Cachoeira e pessoas LGBTQIAPN+) e instituiu o Núcleo de Inclusão Social no âmbito da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas. Em dezembro, o órgão correcional foi agraciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o ‘Prêmio Corregedoria Ética, categoria Desempenho – Justiça Estadual’.

Comissão Executiva do CCOGE eleita para o exercício 2024

• Presidente – Des. JOMAR RICARDO SAUNDERS FERNANDES – TJAM
• 1º Vice-Presidente – Desa. ANA BERNADETE LEITE DE CARVALHO ANDRADE – TJSE
• 2º Vice-Presidente – Des. MARCUS HENRIQUE PINTO BASÍLIO – TJRJ
• 1º Secretário – Des. LEANDRO CRISPIM – TJGO
• 2º Secretário – Des. HAMILTON MUSSI CORRÊA – TJPR
• 1º Tesoureiro – Des. J. J. COSTA CARVALHO – TJDF
• 2º Tesoureiro – Des. SAMOEL MARTINS EVANGELISTA – TJAC

Foto: Divulgação

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Defensoria faz inspeção no 28 de agosto, João Lúcio e Platão Araújo

Os Defensores Arlindo Gonçalves, Eduardo Dias e Carlos Almeida Filho estiveram, na tarde desse domingo, realizando uma série de visitas a hospitais da capital...

OVNIs? Drones? Saiba o que podem ser os objetos no céu dos EUA

Moradores de Nova Jersey, nos Estados Unidos, relataram terem visto objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando diferentes regiões do estado. Nos últimos dias, a...

Grave Acidente na Rodovia AM-010 Deixa Mortos e Feridos

Nesta sexta-feira (20), um trágico acidente envolvendo um ônibus de turismo e uma carreta resultou em várias mortes e feridos na rodovia AM-010, no...

Brasil Digital divulga municípios que vão ampliar rede pública

Um edital elaborado em parceria pela Empresa Brasil Comunicação (EBC), Ministério das Comunicações e Câmara dos Deputados vai garantir a ampliação do alcance da oferta do serviço de...
spot_imgspot_img