Com uma média de 4.693 atendimentos por mês este ano, o sistema de licenciamento urbano da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforça os canais de comunicação exclusivos para atendimento a processos relacionados à autarquia.
Todos os processos formalizados passam pela Gerência de Atendimento (Geat), são digitais e têm tramitação on-line, podendo ser consultados pelos contribuintes que tiverem cadastro junto ao sistema de Fiscalização Urbana (FU).
A Gerência de Atendimento (Geat) tem como canais para agendamento prévio o telefone fixo (92) 3625-2947 e, por WhatsApp, os números (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos. O atendimento presencial segue das 8h às 14h, sem intervalo, na sede do instituto (avenida Brasil, Compensa, 2.971, zona Oeste).
Os canais são exclusivos para atendimento de processos referentes ao Implurb, como Certidões de Informação Técnica (CIT), certidões de endereço, alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, que são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas devem ser enviadas para o email respostaimplurb@outlook.com
Requerente
Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.
O requerente deve enviar, por e-mail, o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF, em um único documento. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.
Acesso ao FU
O FU deve ser acessado, para quem não tem ainda cadastro, consultando o site manausatende.manaus.am.gov.br. Para acessar, é preciso fazer um cadastro bem rápido e simples, pelo site Manaus Atende. O usuário deve clicar no ícone Implurb e nele aparecerá a opção “Acesso FU” (barra amarela).
O contribuinte deve se identificar informando se é pessoa física ou jurídica, preenchendo um cadastro com dados pessoais, telefone e e-mail. O mesmo deve ser feito em caso de pessoa jurídica, fornecendo dados da empresa e contatos. Nesse momento se cria uma senha e com a confirmação se acessa o FU.
Fotos – João Viana / Semcom