O presidente deposto da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, pediu desculpas nesta sexta-feira (4) por não corresponder às expectativas dos “amados cidadãos” depois que o Tribunal Constitucional do país confirmou o impeachment do parlamento sobre sua imposição da lei marcial no ano passado.
“Sou profundamente grato a todos vocês que me apoiaram e me encorajaram, apesar das minhas deficiências”, escreveu Yoon em uma mensagem escrita divulgada por seus advogados. “Sinto muito e lamento não ter correspondido às suas expectativas”, acrescentou.
O tribunal rejeitou a maioria dos argumentos de Yoon de que ele declarou lei marcial para soar o alarme sobre o abuso da maioria parlamentar pelo principal partido da oposição, afirmando haver vias legais para lidar com as divergências.
A decisão unânime encerra meses de turbulência política que ofuscaram os esforços para lidar com a nova administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um momento de crescimento lento na quarta maior economia da Ásia.
Fonte: CNN Brasil