Manaus recebeu, no domingo, 14/1, o sexto navio da Temporada de Cruzeiros 2023/2024 na capital. Vindo da Holanda, o MS Zuiderdam trouxe 1.165 passageiros, de aproximadamente 20 nacionalidades, e com quase 800 tripulantes, sendo um dos maiores em relação ao número de passageiros da temporada.
O cruzeiro, que atracou no Cais das Torres, tem um comprimento de 290 metros e é a primeira vez que vem para capital amazonense. Antes de Manaus, o Zuiderdam passou por Belém e segue para Parintins, a ilha da Magia.
A turista Judith Sheve de Louisville, cidade de Kentucky, nos Estados Unidos, contou que ficou impressionada com a grandeza e a receptividade do Amazonas. “É minha primeira vez aqui e eu estou realmente encantada, só conhecia o Rio. Eu gosto da chuva, amo a vida selvagem, amo os animais que eu vi até agora. E todas as pessoas são tão amigáveis.
Eu amei isso”, disse entusiasmada. Quem também veio a bordo foi a artista da República Dominicana, Elizabeth Farinho de Nunez. Ao lado do marido, ela disse que viaja ao redor do mundo em peregrinação a Virgem de La Altagracia, padroeira do povo dominicano.
“É a segunda peregrinação da nossa mãe e a primeira vez que venho a este bonito país. Esta é minha pintura, sou artista internacional, faço isso por uma missão de saúde. Muito obrigada por nos receber. Estou muito feliz por estar aqui no Amazonas”, ressaltou.
Para o ano de 2024, ainda está previsto para aportar em Manaus mais 11 navios, com centenas de turistas. O fluxo deve injetar mais de R$ 3,5 milhões na economia das cidade e comunidades que faturam em moeda internacional, de acordo com a Amazonastur.