GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
37.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioSaúdeSeca histórica pode causar falta de medicamentos no Amazonas, segundo Sindrogas

Seca histórica pode causar falta de medicamentos no Amazonas, segundo Sindrogas

O diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Drogarias do Amazonas (Sindrogas), Euler Barros, informou que existe a possibilidade da falta de medicamentos, devido à seca histórica que atinge o estado.

Euler afirma que em análises realizadas há dois meses anteriores ao período de seca, foi realizada uma reunião com os proprietários das farmácias e realizado um plano preventivo, no qual foi comprado estoques para suprir a demanda para até o dia 20 de novembro.

Entretanto, o diretor ressalta a possibilidade de faltar medicamentos devido à falta de insumos.

As drogarias se organizaram e se prepararam seus estoques para até novembro, dependendo da demanda. Mas, existe sim a possibilidade das distribuidoras ficarem sem medicamentos, caso a seca ultrapasse o mês de novembro.”afirma

Na última quarta-feira (18), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag, afirmou que por conta da falta de insumos não estarem chegando a Manaus, a indústria farmacêutica seria afetada.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) informou que a secretaria até o momento não detectou nenhuma manifestação de ausência de materiais dos fornecedores e que ainda possui material para chegar até novembro via terrestre ou fluvial devido à alta demanda.

Todavia, a secretaria afirmou que a possibilidade da falta de medicamentos pode acontecer.

Um dos grupos de distribuição de medicamentos, o Grupo Tapajós declarou que a problemática ainda não foi sentida por terem comprado com antecedência e em grandes quantidades.

 

Falta de medicamentos no Interior

 Devido a condições de transporte fluvial estarem críticas, o diretor do Sindrogas, afirmou que apesar da capital ter um estoque ‘tranquilo’, no interior do estado, a situação é diferente.

A falta dos medicamentos é preocupante no interior, por conta dos navios parados. Em média, o estoque demora de 25 a 30 dias para chegar e pela seca, o transporte não consegue chegar nos municípios. Algumas empresas estão optando por meio aéreo para distribuir os estoques, mas, nem todo mundo tem os recursos para isso, então, aquele dono de farmácia que está nos municípios está sofrendo com isso.” explica.

De acordo com o sindicato, existem 12 distribuidoras associadas e que algumas delas, não conseguiram com que o estoque comprado chegasse aos municípios e que a única solução seria aguardar o rio encher novamente devido as embarcações estarem paradas.

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

R6 NEWS

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...

Amazonas inicia operação para rastrear e recuperar celulares roubados

Após o anuário de segurança pública apontar a cidade de Manaus como a que mais registra roubos e furtos de celulares no país por...

Átomos fluem sem resistência pela borda de um material

Estado de borda Normalmente, os elétrons movem-se através dos metais em qualquer direção. Quando encontram um obstáculo, essas partículas carregadas sofrem atrito, colidem e, por...

Vórtice polar acima da Antártida muda repentinamente de forma e preocupa cientistas

O fenômeno foi causado por um enfraquecimento dos ventos que compõem o vórtice. Os aquecimentos estratosféricos acontecem regularmente.Mas os recentes eventos sobre o Polo...
spot_imgspot_img