GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioSENADO FEDERALSenado aprova voos domésticos de empresas estrangeiras na Amazônia

Senado aprova voos domésticos de empresas estrangeiras na Amazônia

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (4) um projeto que permite a operação de voos domésticos por empresas estrangeiras na Amazônia Legal. O PL 4.715/2023, proposto pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), recebeu parecer favorável do relator, senador Jaime Bagattoli (PL-RO), na forma de um substitutivo. Caso não haja recurso, a proposta seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, conforme o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565, de 1986), apenas empresas constituídas sob as leis brasileiras e com sede e administração no Brasil podem realizar voos domésticos. O substitutivo ao PL 4.715/2023 modifica essa norma, permitindo que empresas estrangeiras operem rotas que tenham origem ou destino em aeroportos da Amazônia Legal.

O projeto visa permitir que empresas estrangeiras que operam voos internacionais para o Brasil possam também realizar voos domésticos na Amazônia. Dessa forma, uma companhia aérea poderia realizar a rota Miami-Manaus-Belém-Miami, por exemplo.

Segundo o autor, atualmente apenas três empresas dominam 99% do mercado de voos domésticos no Brasil, o que resulta em altos preços das passagens aéreas. Petecão destaca a baixa oferta de voos na região amazônica e a necessidade de abertura do mercado para beneficiar os habitantes da região Norte.

“Se não abrirmos o mercado, continuaremos nessa situação de penúria. É inaceitável que tenhamos que pagar um dos voos mais caros do país. Queremos o mesmo direito para o povo da região Norte que o povo da Região Sul tem”, afirmou Petecão.

O texto original do projeto condicionava a operação de rotas domésticas por empresas aéreas estrangeiras à comprovação de utilidade pública ou interesse nacional, sem limitar essas rotas à Amazônia Legal. Essa restrição foi introduzida no substitutivo de Bagattoli, que também incluiu a previsão de voos domésticos realizados por empresas estrangeiras com base em acordos de serviços aéreos internacionais.

“Isso será uma grande ajuda para a Amazônia, pois é muito difícil deslocar-se para outras regiões do Brasil. Incentivar a aviação regional é essencial”, argumentou o senador.

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e o senador Jorge Seif (PL-SC) também apoiaram a medida, ressaltando a importância de abrir o mercado e reduzir os preços “abusivos” das passagens aéreas.

O relator recomendou a rejeição de uma emenda aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE), que exigia que as empresas interessadas solicitassem autorização para operar rotas domésticas e que os tripulantes dos trechos domésticos fossem brasileiros natos ou naturalizados. Para o relator na CI, essas exigências criariam dificuldades burocráticas e logísticas para as empresas.

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Defensoria faz inspeção no 28 de agosto, João Lúcio e Platão Araújo

Os Defensores Arlindo Gonçalves, Eduardo Dias e Carlos Almeida Filho estiveram, na tarde desse domingo, realizando uma série de visitas a hospitais da capital...

OVNIs? Drones? Saiba o que podem ser os objetos no céu dos EUA

Moradores de Nova Jersey, nos Estados Unidos, relataram terem visto objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando diferentes regiões do estado. Nos últimos dias, a...

Grave Acidente na Rodovia AM-010 Deixa Mortos e Feridos

Nesta sexta-feira (20), um trágico acidente envolvendo um ônibus de turismo e uma carreta resultou em várias mortes e feridos na rodovia AM-010, no...

Brasil Digital divulga municípios que vão ampliar rede pública

Um edital elaborado em parceria pela Empresa Brasil Comunicação (EBC), Ministério das Comunicações e Câmara dos Deputados vai garantir a ampliação do alcance da oferta do serviço de...
spot_imgspot_img