GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.4 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioNotícias do BrasilTarcísio Motta solicita investigação após morte de trabalhador rural em canavial no...

Tarcísio Motta solicita investigação após morte de trabalhador rural em canavial no RJ


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ) pediu esclarecimentos e responsabilização dos envolvidos na morte do trabalhador rural Ivanildo da Silva Felizardo, na quarta-feira (7), em um canavial destinado ao abastecimento da Usina Nova Canabrava em Campos dos Goytacazes (RJ). O parlamentar encaminhou ofícios ao delegado Titular da 146ª Delegacia de Polícia Civil, no Distrito de Guarus, e à Coordenadora da Procuradoria do Trabalho do Ministério Público Estadual.

Ivanildo da Silva Felizardo, de 71 anos, morreu carbonizado na tarde desta quarta-feira (7), em uma plantação de cana na Rodovia RJ-224, entre os municípios de Campos e São Francisco de Itabapoana, no estados do Rio de Janeiro. De acordo com a irmã, Ivanildo morreu às 10h30, mas a família só foi avisada às 17h. Era o primeiro dia de trabalho de Ivanildo, que havia sido registrado dias antes.

Para o deputado, a morte de Ivanildo da Silva Felizardo não pode ser considerada um episódio isolado, mas sim mais uma grave expressão de um cenário estrutural de desrespeito aos direitos humanos no campo. A Comissão Pastoral da Terra também emitiu nota de repúdio “à morte de trabalhador em queimada criminosa na usina sucroalcooleira Canabrava (RJ).”

Nos documentos enviados às autoridades, o deputado ressalta o histórico recorrente de violações dos direitos dos trabalhadores rurais na região. O município de Campos dos Goytacazes lidera o ranking do estado do Rio de Janeiro e ocupa a quinta colocação no país em número de resgates de pessoas submetidas a condições análogas à escravidão, segundo dados oficiais.

trabalhador

O trabalhador rural Ivanildo da Silva Felizardo, 71, que morreu em incêndio em plantação de cana (Foto: Redes sociais)

Tarcísio Motta duas medidas prioritárias: a adoção de providências que evitem a repetição de casos semelhantes e a realização de diligências e fiscalizações nas propriedades vinculadas à Usina Nova Canabrava, com o objetivo de verificar as condições de trabalho nos canaviais.

 

Trabalhador foi vítima de ‘queimada criminosa’, para Comissão Pastoral da Terra CPT

A nota de repúdio da Comissão Pastoral da Terra, a entidade classifica a causa da morte de Ivanildo como “queimada criminosa”.

“A tragédia ocorrida não é um acidente, mas sim consequência direta de práticas criminosas e  recorrentes de queimadas, adotadas pelo histórico setor canavieiro a fim reduzir custos de  produção, em total desrespeito à vida humana, à legislação trabalhista e ambiental, e à  dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras do campo”, diz a nota.

“A morte de mais um trabalhador é símbolo de um sistema que se sustenta com sangue e fogo. Que o agro pop, tech, não tem nada de “moderno” em suas práticas de exploração da vida humana. Não aceitaremos que mais vidas sejam ceifadas pela lógica da exploração e do lucro acima de tudo. A vida no campo importa. Os trabalhadores rurais têm direito à proteção, ao  reconhecimento e à justiça. Essa luta é do povo do campo, mas também do povo que vive nas  periferias urbanas e nas cidades”, afirma a CPT em outro trecho.

 

 

 



Fonte: ICL Notícias

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Ações de empresa da Nasdaq derrete após anunciar reserva de Trump Coin

A Addentax Group Corp (NASDAQ: ATXG), uma empresa chinesa com ações no mercado mobiliário dos EUA, sofre nesta sexta-feira (16) um revés inesperado,...
spot_imgspot_img
×

Olá, venha fazer parte do grupo mais informativo de Manaus.

Entrar no Grupo