O evento começa hoje (20/10) no Centro de Convenções da cidade.
O prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC), encontra-se sob a lupa do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e tem agora um prazo apertado de 24 horas para esclarecer as despesas relacionadas ao ExpoFest, um evento de grande porte que tem início nesta sexta-feira, 20, e se estenderá até domingo, 22.
O ExpoFest 2023 inclusive contará com shows de artistas nacionais que cobram um cachês bem caros, incluindo Xand Avião, Pablo do Arrocha e João Gomes. Agora, o TCE-AM quer saber detalhes de quanto do dinheiro público de Itacoatiara foi e está sendo usado neste evento.
A ação do TCE-AM ocorre em resposta à Representação com pedido de Medida Cautelar apresentada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM).
Esta iniciativa foi decorrente de uma Notícia Fato com pedido de providência apresentada por David Andrade de Moreira, direcionada ao prefeito de Itacoatiara. O objetivo principal é a investigação de possíveis irregularidades relacionadas ao ExpoFest, um evento que ocupa o Centro de Eventos Juracema Holanda.
O TCE-AM já deu início às diligências, ordenando a notificação da Prefeitura de Itacoatiara para que, em um prazo exíguo de 24 horas, apresente as cópias dos procedimentos licitatórios e/ou de inexigibilidade de licitação relativos às contratações realizadas para a realização do ExpoFest. A medida demonstra o compromisso das autoridades em garantir a transparência e a legalidade nas despesas públicas, particularmente em eventos de grande magnitude como esse.
‘Festa vai acontecer’ Apesar da das crítica da população em Itacoatiara e também pressão das autoridades contra a realização do evento em plena crise da estiagem pior estiagem de todos os tempos no Amazonas, Mário Abrahim ignora a realidade e já divulgou vídeo confirmando que o evento irá acontecer nesta sexta=feira (20).