GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioNotícias do BrasilTrump diz que Powell está 'muito atrasado e errado'

Trump diz que Powell está ‘muito atrasado e errado’


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Em resposta às críticas feitas pelo presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central estadunidense), Jerome Powell, na véspera, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta quinta-feira (17), que Powell está “sempre muito atrasado e errado” em relação a condução da política de juros no país.

Na quarta-feira (16), o presidente do Fed criticou o tarifaço de Trump, afirmando que o patamar das tarifas anunciadas pelo republicano é muito maior do que o Fed esperava, mesmo nos cenários “mais extremos”.

O governo Trump impôs tarifas que podem chegar a 245% sobre produtos chineses, conforme revelado em um documento recente divulgado pela Casa Branca. Essa cifra impressionante é resultado da acumulação de diferentes taxas aplicadas ao longo dos últimos anos e meses por diferentes administrações americanas.

Além disso, Trump impôs novas restrições à exportação de chips de inteligência artificial para a China, o que fez com que as ações da gigante de IA norte-americana Nvidia caíssem 7% ontem (16) e derrubasse o índice de tecnologia Nasdaq.

Em sua fala, Powell disse que a guerra tarifária iniciada pelos EUA pode dificultar o trabalho da autoridade monetária norte-americana, que toma suas decisões sempre guiada pelo objetivo de controlar a inflação, ao mesmo tempo que fortalece o mercado de trabalho.

O Fed é uma instituição independente e o governo do país não pode interferir nas decisões sobre o rumo dos juros.

As taxas de juros nos EUA estão, atualmente, entre 4,25% e 4,50% ao ano, patamar considerado alto para os padrões de juros do país. Trump já criticou essa política monetária em diversas ocasiões, desejando o corte dos juros.

Trump reclama do tempo que falta para acabar mandato de Powell

Como não tem poder para interferir nas decisões do Fed, Trump reclamou do tempo que falta para que o mandato de Powell a frente do Fed seja concluído, dizendo que esse momento “não chega rápido o suficiente”.

Os mandatos de presidente e vice do Fed têm duração de quatro anos. Powell deve deixar o cargo somente daqui um ano, em maio de 2026.

A avaliação de Powell converge com a da maioria dos especialistas. Para eles, a política tarifária de Trump pode, justamente, elevar a inflação, ao mesmo tempo em que provoca uma recessão econômica, levando ao pior dos cenários, chamado “estagflação”, que é inflação alta com a economia estagnada.

Isso porque tarifas maiores sobre os insumos e produtos que chegam ao país encarecem os processos de diversas cadeias produtivas e os preços tendem a ser repassados para o consumidor final, gerando mais inflação.

A inflação alta, por sua vez, diminui o poder de compra da população, que pode passar a consumir menos, provocando a desaceleração da atividade.

Diante das incertezas geradas pela política tarifária, Powell indicou que o Fed poderá manter a taxa básica de juros do país estável na próxima reunião (nos dias 6 e 7 de maio), enquanto aguarda “maior clareza antes de considerar quaisquer ajustes”.

Japão

O ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, disse hoje que o país está “profundamente preocupado” com as consequências econômicas globais das tarifas comerciais dos Estados Unidos.

Em entrevista à agência Reuters em Tóquio, republicana pelo InfoMoney, Kato também expressou preocupação com a recente volatilidade do mercado desencadeada pelos anúncios de tarifas de Trump, dizendo que isso pode prejudicar a recuperação econômica do Japão.

“As recentes medidas tarifárias dos EUA afetam vários setores e aumentam a incerteza. Estamos profundamente preocupados que elas possam afetar a economia do Japão, bem como a economia global, por meio de várias rotas, como o comércio e os mercados financeiros”, disse Kato.

Ele planeja ir a Washington na próxima semana para, entre outros compromissos, se reunir separadamente com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, para dar continuidade às conversas iniciadas pelo principal negociador de tarifas do primeiro-ministro Shigeru Ishiba, Ryosei Akazawa.

 





Fonte: ICL Notícias

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

- GOVERNO FEDERAL -spot_imgspot_img

R6 NEWS

Ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida promete novas oportunidades para famílias brasileiras

A ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida traz novas chances incríveis para famílias brasileiras. Descubra como isso pode mudar sua vida!
spot_imgspot_img
×

Olá, venha fazer parte do grupo mais informativo de Manaus.

Entrar no Grupo