ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (23) que a Apple poderá enfrentar uma tarifa de 25% caso continue produzindo iPhones fora do território americano. A ameaça, feita por meio de uma publicação na rede social Truth Social, gerou impacto imediato no mercado.
As ações da fabricante dos iPhones recuaram 2,5% nas negociações de pré-mercado após a declaração, pressionando para baixo os índices futuros da bolsa dos EUA.
“Há muito tempo informei a Tim Cook, da Apple, que espero que seus iPhones que serão vendidos nos Estados Unidos da América sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, não na Índia ou em qualquer outro lugar”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social. “Se esse não for o caso, uma tarifa de pelo menos 25% precisará ser paga pela Apple aos EUA.” complementou.
Ainda não se sabe se Trump teria autoridade legal para impor uma tarifa específica a uma empresa individual como é o caso da Apple. A marca ainda não comentou oficialmente sobre o assunto.
Ações da Apple caíram e preocupam mercado, ainda não se sabe se Trump pode fazer isso (Foto: Reprodução)
Movimentações da Apple
Nos últimos meses, a empresa tem transferido parte de sua produção para a Índia como estratégia para reduzir sua dependência da China, especialmente diante das tarifas e tensões comerciais impostas durante o governo Trump, que geraram preocupações na cadeia de suprimentos e sobre possíveis aumentos no preço dos produtos.
Fonte: ICL Notícias