Max Verstappen e sua equipe Red Bull evitaram um fim de semana desafiador em Cingapura ao conquistar a pole position para o GP do Japão, levando a melhor sobre a dupla da McLaren Oscar Piastri e Lando Norris durante a sessão classificatória de sábado em Suzuka.
Verstappen marcou o tempo de 1m29s012 nos primeiros minutos do Q3 e melhorou para 1m28s877 em sua segunda corrida, um desempenho dominante que o colocou a mais de meio segundo de distância de Piastri e Norris – que não conseguiram melhorar suas voltas iniciais – quando a bandeira quadriculada caiu.
Charles Leclerc levou a outra Red Bull de Sergio Pérez para a quarta posição, com o companheiro de equipe Carlos Sainz completando as seis primeiras posições, com os dois pilotos da Ferrari completando apenas uma volta cada na disputa pela pole depois de usarem pneus mais macios mais cedo.
Após o complicado primeiro dia de treinos, a Mercedes teve que se contentar com o sétimo e oitavo na classificação, com o heptacampeão mundial Lewis Hamilton à frente de George Russell, que foi outro a se limitar a apenas uma tentativa no Q3.
O favorito da casa, Yuki Tsunoda, recém-anunciado na AlphaTauri ao lado de Daniel Ricciardo para a temporada 2024, fez uma bela corrida para a nona posição, com Fernando Alonso sendo o último dos corredores do Q3 – também com uma volta – e ficando em 10º no grid.