GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
InícioAMAZONASVila com dezenas de casas 'some do mapa' após queda de barranco...

Vila com dezenas de casas ‘some do mapa’ após queda de barranco no Amazonas

Comunidade foi afetada pelo fenômeno de “terras caídas”, que acontece principalmente no período de seca dos rios no estado; uma criança morreu no desmoronamento.

Uma grande erosão foi formada no lugar onde antes existiam ruas, casas, escolas e igrejas de uma pequena vila chamada Arumã, no interior do Amazonas. O lugar ficou destruído após um barranco desabar e deixar um morto, feridos e desaparecidos.

A comunidade rural pertence ao município de Beruri, que fica a 173 quilômetros de Manaus, e “sumiu do mapa” após ser afetada por um deslizamento de barranco causado pelo fenômeno de “terras caídas”, que acontece principalmente no período de seca dos rios no estado.

As “terras caídas” acontecem quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e abrindo extensas “cavernas subterrâneas”, até que uma ruptura provoque a queda do terreno, que é tragado pelas águas.

De acordo com os Bombeiros, o desastre natural atingiu mais de 40 casas e afetou cerca de 200 pessoas. Até o momento, há confirmação da morte de uma criança e quatro desaparecidos, sendo três soterrados e uma pessoa no rio. Além de pessoas que ficaram feridas.

Antes do cenário de devastação, a vila, assim como muitas cidades e comunidades ribeirinhas do interior do estado, tinha um pequeno porto e uma orla cercada com construções coloridas. Agora tudo se resume em um grande buraco com lama.

Veja abaixo fotos de como era a vila Arumã antes da tragédia.

Vila Arumã, em Beruri, no Amazonas, antes do desbarrancamento. — Foto: Francimar Lima/Divulgação
Vila Arumã, em Beruri, no Amazonas, antes do desbarrancamento. — Foto: Francimar Lima/Divulgação

Vila Arumã, em Beruri, no Amazonas, antes do desbarrancamento — Foto: Francimar Lima/Divulgação
Vila Arumã, em Beruri, no Amazonas, antes do desbarrancamento — Foto: Francimar Lima/Divulgação

O fato aconteceu no sábado (30). Conforme relatos de moradores, todos viviam a rotina tranquila de um fim de tarde, até que o deslizamento de terra iniciou e muitos sentiram um forte tremor. Quem conseguiu se proteger correu em direção à floresta.

“As pessoas se abrigaram na mata e, pela parte da manhã de hoje [domingo], já foram resgatadas, com ferimentos leves, que estão sendo atendidas”, explicou o subtenente Emerson Silva, responsável pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Manacapuru, cidade da região metropolitana da capital.

Vila Arumã, no Amazonas, após ser atingida pro deslizamento de terra. — Foto: Divulgação
Vila Arumã, no Amazonas, após ser atingida pro deslizamento de terra. — Foto: Divulgação

- Patrocinado -spot_imgspot_img

Últimos artigos

R6 News Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

R6 NEWS

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...

Amazonas inicia operação para rastrear e recuperar celulares roubados

Após o anuário de segurança pública apontar a cidade de Manaus como a que mais registra roubos e furtos de celulares no país por...

Átomos fluem sem resistência pela borda de um material

Estado de borda Normalmente, os elétrons movem-se através dos metais em qualquer direção. Quando encontram um obstáculo, essas partículas carregadas sofrem atrito, colidem e, por...

Vórtice polar acima da Antártida muda repentinamente de forma e preocupa cientistas

O fenômeno foi causado por um enfraquecimento dos ventos que compõem o vórtice. Os aquecimentos estratosféricos acontecem regularmente.Mas os recentes eventos sobre o Polo...
spot_imgspot_img