ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular entre os brasileiros, passará a exibir anúncios dentro da plataforma. A novidade, já testada em alguns países, começará a aparecer em duas áreas específicas do app: a aba de status, onde os usuários compartilham fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas, e nos canais públicos, uma funcionalidade mais recente voltada para divulgação de conteúdos por marcas, influenciadores e veículos.
Na aba de Status, os anúncios aparecerão entre as postagens dos contatos, em um formato semelhante aos Stories do Instagram. Já nos Canais, uma ferramenta voltada à divulgação de conteúdo por empresas, criadores e veículos, a publicidade será exibida na área de exploração, onde o usuário recebe sugestões de canais para seguir.
A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, reforçou que os anúncios não vão interferir nas conversas privadas entre os usuários e não serão inseridos diretamente nas mensagens trocadas entre contatos ou em grupos. As propagandas ficarão restritas à postagens na aba “Atualizações”.
Privacidade no Whatsapp
A empresa afirmou ainda que a privacidade dos usuários continuará sendo respeitada. Como as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, os anúncios não serão personalizados com base no conteúdo das conversas, mas sim a partir dos canais que o usuário segue, como ele interage com anúncios, o modelo do celular, o tipo da conexão com internet e a localização geral. De acordo com a empresa, o número de telefone dos usuários não será vendido nem compartilhado com anunciantes.
Além da inserção de anúncios, o WhatsApp também vai permitir que administradores de canais cobrem pelo acesso a conteúdos exclusivos. Esses administradores ainda poderão pagar para que seus canais apareçam com mais destaque nas sugestões da plataforma, funcionando como uma espécie de impulsionamento.
Fonte: ICL Notícias