Mães, gestantes ou pessoas interessadas na área de obstetrícia terão a oportunidade de se aprofundar sobre saberes de parteiras tradicionais, cuidados na gestação e direitos no parto no Workshop ‘Vida em Movimento: Ancestralidade e Modernidade’. O evento terá turmas tanto neste sábado, 11/11, no Parque das Tribos, Tarumã-Açu, como no domingo, 12/11, no Centro Cultural Barravento, Praça 14 de Janeiro. A participação é gratuita.
Além de acolhimento, diálogo e rodas de conversa, o encontro terá a contribuição das convidadas Alessandrine Silva, advogada popular que falará sobre os direitos das parturientes e a luta contra a violência obstétrica; a doula Renata Peixe-Boi, que abordará a respeito do cuidado no pré-natal, parto e pós-parto; e a parteira tradicional de Maués, Amazonildes Almeida, que vai compartilhar histórias, saberes e práticas utilizadas no parto.
Na oportunidade, também será exibido o documentário “Ventre Afluente”, dirigido por Laryssa Gaynett. Através do resgate da ancestralidade e valorização do cuidado feminino, o debate visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres e gestantes, destacando o combate à mortalidade materna e a promoção da equidade de gênero.
O projeto ‘Vida em Movimento: Ancestralidade e Modernidade’ foi contemplado pelo edital Programa Manaus Faz Cultura 2023, da Prefeitura de Manaus, atende ao Programa de Cultura Itinerante do município e tem o apoio do Centro Cultural Barravento.
Para mais informações, interessadas e interessados devem entrar em contato pelo telefone (92) 98236-4595.
Serviço
O que é: Workshop ‘Vida em Movimento: Ancestralidade e Modernidade’
Quando: Sábado e Domingo, das 8h às 17h
Onde: Comunidade Parque das Tribos (Centro Cultural Mainuna), Rua Puranga, Tarumã Açu, 59 (sábado) e Centro Cultural Barravento, Rua Jonathas Pedrosa, 1166, Praça 14 de Janeiro (domingo)